Andhressa Barboza-rdnews
Rodinei Crescêncio
De acordo com o advogado, o presidente do TCE, Guilherme Maluf, já foi informado e ainda hoje (20) deve publicar edição extra do Diário Oficial de Conta sobre a reintegração já na segunda (22), assim como José Carlos Novelli. Saem das relatoria como interinos os conselheiros substitutos Moisés Maciel e Isaias Lopes que devem retornar para a substituição.
O juiz acolheu a manifestação do o MPF que apontou que o retorno ao TCE não pode estar relacionado à outra investigação que corre na 5ª Vara. Joaquim é investigado por suposta lavagem de dinheiro na compra de uma fazenda em Poconé junto com junto do ex-governador Silval Barbosa e do empresário Wanderlei Fachetti Torres, dono da Trimec Construções e Terraplanagem.
Outros conselheiros
Os conselheiros afastados Sérgio Ricardo de Almeida e Waldir Teis também foram beneficiados pela decisão do STJ.
Porém, Sérgio Ricardo responde a ação civil pública pela suposta compra da vaga que ocupa no TCE-MT e Waldir Teis foi preso depois de ser flagrado descendo 16 andares de escada em meio a busca e apreensão da Polícia Federal na 16ª fase da Operação Ararath. Ele cumpre prisão domiciliar atualmente e pediu aposentadoria, que, agora após decisão do STJ, deve ser avaliada pelo TCE.