CAROLINA MIRANDA
Luiz Alves
Arquivo
O vice-prefeito de Cuiabá e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, junto com a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, abriram oficialmente, na manhã desta segunda-feira (6), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a programação do ‘Maio Amarelo’, tendo como tema escolhido para este ano, pela Prefeitura de Cuiabá. o tema: ‘Heróis pela Vida’. O ‘Maio Amarelo’, uma iniciativa mundial para reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito, chega à sua 11ª edição em 2024 com o tema central: ‘Paz no trânsito começa por você’.
A campanha convida à reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso para todos. ‘É necessário trabalhar para mudar a legislação a fim de torná-la mais rigorosa para aqueles que cometem crimes, principalmente os casos de direção alcoolizada durante a madrugada, agindo como se as ruas fossem exclusivamente suas, como se tivessem todo o direito do mundo, ou pior, como se estivessem acima da lei. Portanto, parabéns a todos vocês, parabéns a todos os envolvidos. Sem dúvida alguma, a ação do ‘Maio Amarelo’ irá mais uma vez sensibilizar muitas pessoas, incluindo crianças, para que se tornem cidadãos melhores no futuro, mais responsáveis e conscientes de seus deveres, obrigações e direitos’, declarou o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.
‘O mês de maio é extremamente importante. Estamos chamando a atenção da população, enfatizando a importância de cuidar do trânsito. O trânsito mata, o trânsito não espera. Decisões erradas podem resultar em mortes, tanto de terceiros quanto do próprio condutor. Portanto, o Maio Amarelo destaca a atenção, o cuidado e a responsabilidade que devemos ter no trânsito. Essas ações serão educativas, com palestras em escolas e também para motociclistas, pois a maioria dos acidentes envolve esse grupo’, acrescentou a secretária da Semob, Luciana Zamproni.
Até o dia 31 de maio, em parceria com a Educação, Saúde, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Empresa Canous e outras instituições e empresas privadas, a Semob trabalhará o tema para sensibilizar a população sobre os cuidados e o respeito às leis de trânsito. ‘Estaremos nas escolas, pois acreditamos que é lá que formamos bons condutores e cidadãos responsáveis. Também faremos palestras em empresas que desejam conscientizar seus funcionários. Teremos o projeto Moto Educação em sua terceira edição, pois 54% dos acidentes estão relacionados aos motociclistas. Precisamos conversar diretamente com essas pessoas, mostrando a importância da responsabilidade e do cuidado no trânsito. Estaremos presentes durante todo o mês para dialogar com a população’, esclareceu Zamproni.
A campanha percorrerá cinco escolas municipais, com palestras educativas para os estudantes na faixa etária de 9 a 12 anos. Presente ao evento, a secretária municipal de Educação, Edilene Machado, disse que as escolhas eleitas para participarem da ação foram aquelas localizadas em regiões de alta mobilidade. ‘A alta velocidade dentro da cidade tem causado atropelamentos semanais, o que é muito preocupante. As pessoas não respeitam as faixas de pedestres nem a sinalização, contribuindo para esses acidentes. Cerca de 97% deles são causados por imprudência e negligência dos condutores. Por isso, escolhemos essas cinco escolas, localizadas em pontos estratégicos da capital’, declarou a secretária.
O psicanalista clínico e professor universitário, Afro Stefanini II, presente ao evento, será um dos palestrantes do curso para agentes de trânsito, que integra a programação do Maio Amarelo. Ele avalia que, para que as pessoas tomem consciência dos problemas causados pelas imprudências no trânsito, é necessária uma mudança de comportamento ou algum evento mais impactante. ‘A mudança de mentalidade pode levar décadas, mas as gerações começam a se comunicar umas com as outras e, muitas vezes, só após um evento impactante é que ocorre a mudança. Existe uma lei na psicologia que é fundamental para qualquer transformação: não há transformação na rejeição. Enquanto rejeitamos algo, não conseguimos transformá-lo. Por isso, para transformar ideias, precisamos transformar nossas mentes’, afirmou o especialista.
Ao final do evento, foram entregues de forma simbólica o cartão e a credencial de estacionamento para pessoas com fibromialgia. Essa é mais uma ação da Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Saúde e de Mobilidade Urbana e de Saúde.
Durante o mês de maio, a Prefeitura será iluminada na cor amarela em alusão ao Maio Amarelo, além de contar com um laço inflável do movimento em pontos estratégicos da cidade.
Participaram também do lançamento, o secretário adjunto atenção básica, José Ricardo, secretário adjunto da Semob, Ewerton Rodrigo Souza Silva, diretor de trânsito, Michel Diniz, diretor de transportes, Nicolau Budib, secretária adjunta da Educação, Débora Marques, superintendente da PRF, Arthur Preza Nogueira, servidores e representantes das empresas parceiras.
PROGRAMAÇÃO:
Para esta terça-feira (07), o evento acontecerá na sede da Empresa Águas Cuiabá, a partir das 07h30, com uma palestra sobre ‘Maio Amarelo’.
Na quarta-feira (08), durante o pedal da Semob, os participantes farão uma movimentação alusiva ao tema com ponto de concentração na Orla do Porto II, a partir das 19h30. Também no dia 08, a programação será no período da tarde, a partir das 14h, no auditório do Hotel Sesc Porto Cercado.
Os profissionais do Instituto Médico de Diagnóstico por Imagens (IMEDI) receberão os servidores da Semob com uma palestra sobre ‘Maio Amarelo’ no dia 09 (sexta-feira), no auditório da unidade, a partir das 9 horas.
No sábado (10), será a vez dos profissionais do Hospital Amecor, com o mesmo tema, a partir das 10h. A programação ocorrerá durante todo o mês de maio, e as atividades semanais serão amplamente divulgadas.