Botelho herda votos de Fabinho e cresce 11% em 3 meses em Cuiabá

LEONARDO HEITOR

Da Redação – folhamax

O fim da disputa interna no União Brasil envolvendo o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho, e o deputado federal licenciado e chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, resultou na disparada do representante do partido na disputa pela Prefeitura de Cuiabá. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Percent, divulgada nesta semana, que revela ainda a força do apoio do governador Mauro Mendes (União) na eleição para o Palácio Alencastro.

Na primeira pesquisa, realizada em fevereiro deste ano, Eduardo Botelho tinha 23,7% das intenções de voto e, na ocasião, disputava com o secretário da Casa Civil, o deputado federal licenciado Fábio Garcia, a preferência do União Brasil para a eleição para a Prefeitura. Após a definição de seu partido, ele ganhou mais de 11,1 pontos percentuais, chegando aos 34,8%.

O percentual ganho por Botelho é praticamente o mesmo índice registrado por Fábio Garcia, que na época estava em quarto lugar na pesquisa, com 10,8%. O presidente da Assembleia acabou herdando os eleitores do chefe da Casa Civil, principalmente por conta do apoio declarado do governador Mauro Mendes após a definição no partido.

O segundo colocado na pesquisa, Abílio Brunini (PL), teve um aumento de 2,8 pontos percentuais em relação à primeira amostragem, passando dos 20% no início de fevereiro, para 22,8% no final de abril. A seu favor, conta a visita do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a Cuiabá, para o lançamento de sua pré-candidatura, no último dia 8 de abril.

A queda mais significativa, no entanto, foi registrada por Lúdio Cabral (PT), que tinha 14% das intenções de voto, em fevereiro, mas despencou para 11,7% na pesquisa publicada nesta semana. O petista, inclusive, sequer foi oficializado como pré-candidato, já que disputa com o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), a preferência da Federação formada entre PT, PV e PC do B, para representar o grupo na eleição em busca do Palácio Alencastro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de abril de 2024 e ouviu 1.200 pessoas no perímetro urbano e rural de Cuiabá. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,0%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-02633/2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *