Nos últimos dias, um vídeo passou a circular nas redes sociais, mostrando diversos peixes mortos na região do rio Bento Gomes, localizado em Poconé (104 km de Cuiabá). Os moradores da região apontam que a morte dos peixes pode ter sido causada pelo despejo de substâncias utilizadas na mineração, como o mercúrio. Apesar da denúncia, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), negou que as águas do rio estejam contaminadas com as substâncias.
O vídeo, publicado pelo site MidiaJur, mostra diversos peixes mortos na beira do rio. Segundo a Sema, as imagens na verdade mostram peixes que estão em bolsões de água, que por conta da grande presença de matéria orgânica em decomposição, acabam apresentando baixo oxigênio.
Ainda segundo a Secretaria, trata-se de um fenômeno comum, por ser um rio intermitente, ou seja, que acaba secando em períodos de estiagem. Técnicos da Sema chegaram a visitar o local no mês de novembro, com o objetivo de coletar amostras para análise da qualidade da água, mas acabaram não tendo êxito, já que os pontos visitados estavam secos.
Segundo análises anteriores, o rio Bento Gomes é classificado como adequado para abastecimento da cidade de Poconé, já que não foi constatada a presença de nenhuma substância inadequada.
Veja o vídeo: