Um plano de mobilidade urbana que prevê implantar semáforos inteligentes pra atender a região central será implantado em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. O investimento é de R$ 19 milhões.
Atualmente, o município tem 63 semáforos espalhados pela cidade. No entanto, o coordenador de Transporte da Secretaria de Mobilidade de Várzea Grande, Cláudio Silva, afirma que a operacionalização desses equipamentos ainda é um desafio.
Nesta terça-feira (9), uma nova licitação deve ser feita para a instalação de semáforos para a chamada ‘onda verde’. A ‘onda verde’ já é aplicada em Cuiabá em algumas das principais avenidas, como a Isaac Póvoas, passando pela Avenida Generoso Ponce até a Avenida Tenente Coronel Duarte, a Prainha, e também na Avenida do CPA.
A capital tem 135 cruzamentos semafóricos. Desses, 110 integram um sistema automatizado, os chamados semáforos inteligentes.
Esse sistema funciona desde 2019. Segundo a Prefeitura de Cuiabá, o contrato foi firmado em 2017 no valor de R$ 15 milhões.
Na Avenida 13 de junho, com a Avenida Senador Metelo está instalado um desses conjuntos semafóricos. O próprio equipamento faz a leitura do tráfego e libera o sinal.
As imagens são projetadas em uma central de monitoramento, que fica na sede da Secretaria de Mobilidade. Tudo é automático. A câmera registra a via com menor movimento. Quando um veículo chega, o semáforo do outro lado fecha, e então o sinal abre. O tempo de passagem é de cerca de 30 segundos.
O controlador semafórico também identifica quando o trecho monitorado deixa de receber veículos por um período de três segundos. É quando o sinal fecha e a via de maior fluxo é liberada.