A pacata rotina da comunidade do Distrito de Bonsucesso foi quebrada, nesta quarta-feira (22), pelo mutirão de serviços promovido pela Prefeitura de Várzea Grande. O evento realizado pela gestão Kalil Baracat, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), reuniu diversos serviços para atendimento ao cidadão na Escola Municipal de Educação Básica – EMEB – “Maria Barbosa Martins”. Centenas de moradores, de toda região, receberam atendimentos.
“O mutirão de cidadania é uma ação importante, porque encurta o acesso da comunidade aos serviços públicos, além de trazer os gestores ao encontro das necessidades das famílias, dando a elas a oportunidade de resolver as suas questões sem ser preciso se deslocar para a outras regiões. Além disso, os moradores podem expor suas necessidades diretamente para os titulares das pastas envolvidas na ação, diminuindo os trâmites que na maioria das vezes ocorrem a partir dos registros das demandas”, destacou o prefeito Kalil Baracat.
O mutirão é um modelo de serviço público desenvolvido no Município há muito tempo. Porém, em função da pandemia da covid-19, foi suspenso justamente porque atrai números expressivos de pessoas em busca de atendimentos em áreas essenciais, à exemplo da Saúde. Fora os serviços de infraestrutura, limpeza urbana, iluminação pública, que foram intensificados nos dias que antecedem a data de realização do evento, as demais pastas da administração pública também participaram com a oferta de serviços. “Como a maioria da população se encontra vacinada, vamos realizar outras edições contemplando várias localidades”.
A Secretaria de Educação, Cultua, Esporte e Lazer, além de disponibilizar a unidade escolar para abrigar o evento, levou cultura, jogos e brincadeiras para alegrar as crianças da localidade. A banda musical também abrilhantou o local, com a apresentação de músicas regionais. A secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Sustentável, participou do evento com a distribuição de 300 mudas de arvores nativas e frutíferas, para contribuir com paisagem urbana da localidade.
A Secretaria de Saúde realizou consultas médicas, odontológicas e distribuiu medicamentos. A Secretária de Defesa Social participou da ação com o serviço da Junta Militar, que realiza o alistamento militar, além da segurança do evento, por meio da participação da Guarda Municipal. A Defensoria Pública contribui com a emissão de documentos e informações jurídicas.
No espaço da Secretaria de Assistência Social, uma equipe multiprofissional esclareceu aos moradores da região como funciona o trabalho e os benefícios oferecidos pelos Centros de Referência da Assistência Social. Durante a ação, o público presente também pôde cadastrar-se em programas sociais.
O presidente de Distrito de Bonsucesso, Tercílio Pinheiro, disse que a gestão Kalil Baracat vem valorizando as comunidades ribeirinhas, levando benefícios a todos que necessitam de auxílio. “É com muita gratidão que a nossa comunidade recebe esse importante evento. Nós estávamos precisando dessas ações. As famílias de Bonsucesso agradecem esse olhar atencioso para com a nossa localidade”, completou.
Dona Arência Maria de Magalhães, também moradora do Distrito de Bonsucesso, foi em busca de uma nova Carteira de Identidade e de uma consulta com o oftalmologista. Ela disse que fazia tempo que precisava trocar o documento, e de uma consulta com o especialista. Mas, na correria do dia a dia, ainda não tinha sobrado tempo para buscar por esses serviços. Foi quando a Prefeitura de Várzea Grande chegou até a porta da sua casa. Assim, a realização do mutirão caiu como uma luva sobre suas necessidades.
Já Berenice da Silva, moradora do bairro 24 de Dezembro, procurou o local para informações jurídicas e consulta médica. “Vi neste evento a oportunidade de resolver essas questões. De der tempo, vou aproveitar para cortar o cabelo. “É bacana ter várias prestações de serviços em um único local”, elogiou.
A secretária de Assistência Social destacou a importância de as ações serem centralizadas num mutirão. “O prefeito Kalil Baracat tem essa preocupação, pois tem sido um grande incentivador desse modelo de ação social e de prestação de serviço mais próximo e ao alcance de todos. E, a partir de uma junção de forças entre todos órgãos e entidades que fazem parte desta grande parceria, conseguimos fazer muito mais pelo cidadão, muito mais por Várzea Grande”, declarou.
O Supervisor Geral do Senar-MT, Natalino Márcio Viana da Costa, disse que a parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande é um sucesso, uma vez que a cidade tem se destacado com 100% de aproveitamento nos cursos ofertados. “Além de oficinas e treinamentos rápidos nesta ação, estamos dispondo ainda de serviços que a população necessita, além de orientações específicas para o homem do campo. Atendemos a comunidade rural, as comunidades no entorno das regiões periféricas e as que residem na região urbana. No ano passado, realizamos mais de 250 treinamentos. Neste ano, a projeção é de realizar 380 oficinas”, completou.
O presidente do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, que possui uma extensão de base em Várzea Grande, Benedito Francisco de Almeida, destacou a parceria que vem sendo consolidada com o Município na realização de dezenas de cursos para a população local. “De janeiro a 20 de junho, foram realizados 192 cursos, com a capacitação de 1,9 mil alunos em Várzea Grande. Trabalhamos no fortalecimento de serviços sociais, oferecendo cursos e treinamentos, de forma gratuita, e com certificação de conclusão de curso, o que possibilita uma maior chance desse aluno se inserir no mercado de trabalho”, informou, ao anunciar mais 250 cursos para o segundo semestre.
https://www.folhamax.com/cidades/vg-realiza-mutirao-de-servicos-no-distrito-de-bonsucesso/357711