Foto: Reprodução
Com informação: folhamax
A Prefeitura de Várzea Grande lançou, neste sábado (8), o programa Fila Zero no município. O programa incluirá a realização de ultrassonografias, consultas oftalmológicas, cirurgias de catarata, doppler colorido e laqueaduras. A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), informou que essa iniciativa foi uma solicitação da prefeitura ao governador Mauro Mendes e ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. “Esse programa é inédito em Várzea Grande; nosso município nunca havia participado do Fila Zero desde sua criação em 2021. Junto com a secretária Deisi Bocalon, vamos transformar a saúde. Há pessoas na fila de espera para cirurgia de catarata há seis, sete anos, uma situação que não pode mais ser tolerada. Na saúde, nenhum gestor deve fazer politicagem, saúde é uma necessidade básica”, ressaltou Moretti.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon Maia, afirmou que o governo de Mato Grosso está investindo mais de R$ 4 milhões no programa. “Isso é apenas o começo; estamos planejando um projeto ainda mais abrangente para o futuro em parceria com o Estado. Aqui, nossa meta é zerar a fila oftalmológica do município”, afirmou. A secretária também pediu que os munícipes atualizem seus dados no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). “Muitas pessoas não atualizaram suas informações no SUS, como, por exemplo, o número de telefone. Quando tentamos contato, não conseguimos atendimento ou os números estão inexistentes (talvez devido a troca de número)”, destacou Bocalon.
Conforme mencionou a secretária, é por meio do cartão SUS que a fila de espera poderá avançar, através da busca por pacientes que estão na regulação, “e o canal de comunicação que temos para esse chamamento é via telefonema”. Terezinha Maria da Cruz, 75 anos, moradora do bairro Monte Castelo, foi a primeira a ser atendida pelo Fila Zero, após cinco anos de espera para realizar a cirurgia de catarata. “Foi uma grande conquista em minha vida, pois precisava muito dessa cirurgia. Agradeço a todos pelo atendimento”, contou. O evento contou com a presença do secretário de Defesa Social, Lourinei Silva, do subsecretário de Educação, Jalme Júnior, do subsecretário de Comunicação, Fabiano Fontoura, e dos vereadores Enfermeiro Emerson (PP), Raul Curvo (Republicanos) e a vereadora Rosy Prado (UB).