Vênus de Botticelli vira ‘influenciadora’ em campanha

O Ministério do Turismo italiano acreditou que tinha uma maneira infalível de trazer viajantes para o país: transformar um ícone da arte do século 15 em uma influenciadora digital do século 21.

 

A representação digital de Vênus, deusa do amor, baseada na obra-prima renascentista de Sandro Botticelli, O Nascimento de Vênus, pode ser vista comendo pizza e tirando selfies para sua página no Instagram.

 

Ao contrário da original, esta Vênus está totalmente vestida.

 

 

A influenciadora afirma ter 30 anos, ou ser “talvez um pouquinho (mais velha) que isso”.

 

 

Mas a nova campanha publicitária está enfrentando uma reação negativa significativa, com os críticos chamando-a de “nova Barbie” que destrói a herança cultural da Itália.

 

A campanha turística “banaliza nossa herança da maneira mais vulgar, transformando a Vênus de Botticelli em mais uma beleza feminina estereotipada”, disse Livia Garomersini, historiadora de arte e ativista da Mi Riconosci, uma organização de campanha de arte e patrimônio, em resposta ao projeto no mês passado.

 

MEME

 

A campanha, com duração de um ano, foi produzida pela agência nacional de turismo ENIT e pelo grupo publicitário Armando Testa, e está orçada em 9 milhões de euros, segundo a CEO da ENIT, Ivana Jelinic.

 

Jelinic disse que a campanha foi pensada para mercados estrangeiros, para atrair turistas mais jovens. Mas a nova Vênus já foi impiedosamente transformada em meme, aparecendo entre latas de lixo, ao lado do chefe da máfia Matteo Messina Denaro , e em outros lugares nada respeitosos.

 

Fonte: https://istoe.com.br/venus-de-botticelli-vira-influenciadora-em-campanha-e-revolta-os-italianos/

Foto: Stock Graphics

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *