A queda de uma árvore na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, na tarde desta quinta-feira (18), trancou o trânsito em uma das avenidas mais movimentadas da Capital. A chuva acompanhada de ventania com rajadas de 60 km/h registrou algumas ocorrências e acionamentos das equipes do Corpo de Bombeiros.
A queda da árvore aconteceu nas proximidades da rotatória do Centro de Eventos do Pantanal e fechou uma das pistas. As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para fazer a retirada dos galhos da pista e liberação do trânsito.
Os agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) também estão no local auxiliando na ocorrência e controle do trânsito que ficou travado devido ao ocorrido. Na região da Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande, vídeos gravados por populares mostram a força da ventania que levantou uma nuvem gigante de poeira.
Na região do bairro Santa Izabel, também em Várzea Grande, a chuva caiu com mais forte e com muito vento, duas quedas de árvores foram registradas nas proximidades. Parte do forro da escola estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior voou com o forte vento.
Em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), o vento também passou com bastante força. Uma ocorrência de queda de árvore sobre um carro VW Gol de cor prata, foi registrada por volta das 15h.
O veículo que estava estacionado na calçada, ficou bastante danificado. Um vídeo mostra a força da ventania em uma região de mata, as imagens mostram as árvores balançando.
A tendência é que, a partir de hoje, as temperaturas caiam em Mato Grosso após uma semana escaldante. No sábado, a previsão é que os termômetros marquem 12ºC em Cuiabá.
Em virtude da chuva e ventania, a Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso, informou que está atuando em regime de contingência.
CONFIRA A NOTA
A Energisa informa que está em regime de contingência no sul do estado, por conta da chegada de uma frente fria nesta tarde, que gerou rajadas de vendo e chuva forte com diversos estragos na região. A rede de energia também foi afetada e, neste momento, mais de 35 mil clientes estão sem energia, principalmente em Rondonópolis e Primavera do Leste.
As equipes da Energisa também estão em alerta em Cáceres e na grande Cuiabá, onde 17 mil clientes foram impactados. De acordo com o coordenador de operações da Energisa MT, Paulo Henrique Montalvao Teixeira, uma força-tarefa está de sobreaviso para a retomada do fornecimento o mais rápido possível. A companhia também esclarece que o estado de contingência deve ser mantido para os próximos dias, porque há previsão de novos temporais.
A empresa reforça que em caso de ocorrência é importante a população não tocar nos fios e registrar o chamado nos canais oficiais:
Call Center: 0800 6464 192
WhatsApp (Gisa): 65 – 99999-7974.