Lucione Nazareth/VGN
Foto: VGN
A marca de 200 mil é o patamar mínimo para que uma cidade possa ter eleições decididas no 2º turno
Mesmo com a campanha de pré-candidatos e o empenho de lideranças locais estimulando novas filiações, Várzea Grande não alcançou a meta de 200 mil eleitores aptos a votarem nas eleições municipais deste ano.
Conforme dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município conta atualmente com 190.951 mil eleitores. Os dados apontam que houve crescimento 19,21% em comparação com 2020, fazendo com Várzea Grande ganhasse 30.762 mil novos eleitores. Faltaram 9.049 mil para que o município conseguisse atingir a meta – conforme prevê o artigo 29 da Constituição Federal.
Em Mato Grosso, apenas Cuiabá se esquadram no critério estabelecido. Em todo o Brasil, 100 municípios que se encaixam na regra, dentre os mais de 5,5 mil existentes.
O TSE entende que os turnos são independentes e que a nova votação em outra data permite que o eleitor compare melhor as propostas. Quem não conseguiu votar no primeiro turno, mesmo que ainda não tenha justificado, poderá comparecer às urnas na segunda data. Quem não puder votar também deverá justificar a ausência.