Lucione Nazareth/VGN
Foto: Digital / PR
O ministro da Justiça e Segurança, Ricardo Lewandowski, publicou o termo de adesão assinado com prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), no qual estabelece que o município está incluso no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2). O documento foi assinado no último dia 25 de julho com vigência de cinco anos.
O termo de adesão estabelece cooperação entre a União e o município de Várzea Grande em ações com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional Antidrogas.
Conforme o Ministério da Justiça e Segurança, o Pronasci 2 destina-se a articular ações de segurança pública para a prevenção, o controle e a repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas.
Alguns dos eixos prioritários incluem o enfrentamento e a prevenção da violência contra mulheres; o combate ao racismo estrutural e políticas públicas de segurança, focada em territórios com altos indicadores de violência. Um dos projetos do Pronasci 2 é o bolsa-formação, no valor mensal de R$ 900, que visa à qualificação profissional de integrantes das polícias militar, civil e penal, do Corpo de Bombeiros Militar, dos órgãos oficiais de perícia criminal e das guardas municipais. Ao todo, serão disponibilizadas 100 mil bolsas-formação em todo o país.