Foto: Reprodução
Com informação: folhamax
Pela primeira vez desde a sua criação, a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), no campus de Rondonópolis, está com inscrições abertas para duas turmas de pós-graduação, cada uma com 40 vagas, na Especialização em Gestão e Planejamento Público, focando em Desenvolvimento Regional e Desenvolvimento Urbano. O deputado Thiago Silva (MDB) conseguiu um investimento de R$ 2 milhões com o senador Jayme Campos (União) para beneficiar a comunidade acadêmica com esses cursos de pós-graduação, além de melhorias na biblioteca e no laboratório do campus. Os cursos de pós-graduação lato sensu MBA em Gestão e Planejamento Público – tanto em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional quanto em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Urbano – têm como objetivo capacitar servidores públicos e a sociedade em geral, proporcionando novas competências e habilidades para articular, gerenciar e liderar ações e serviços governamentais de forma estratégica e inovadora, levando em conta os desafios e as perspectivas da administração pública estadual e municipal, visando o aprimoramento dos serviços oferecidos à sociedade em suas respectivas áreas.
“Anunciar a primeira pós-graduação da Unemat em Rondonópolis, com duas especializações, representa uma grande conquista que garantirá a qualificação da nossa população. Isso é um reconhecimento também dos nossos estudantes e da região sudeste de Mato Grosso. Nossa luta pela Unemat é antiga, iniciada com a instalação da Universidade em nossa cidade, e agora nosso objetivo é consolidá-la como um campus definitivo, forte e que atenda às necessidades da comunidade”, destaca o deputado Thiago Silva. As inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas até 27 de abril no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Unemat: https://sigaa.unemat.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf. Com uma carga horária de 360 horas, a duração dos cursos será de 12 a 18 meses, com início previsto para junho de 2025.
A seleção dos candidatos ocorrerá por meio da análise do currículo preenchido e anexado durante a inscrição. Estão sendo oferecidas 80 vagas no formato MBA Lato Sensu, sendo 40 para Desenvolvimento Regional e 40 para Desenvolvimento Urbano. Entre as disciplinas que serão oferecidas por mestres e doutores, destacam-se Política e Planejamento do Desenvolvimento Regional, Instituições, Inovação e Desenvolvimento Regional, Métodos Aplicados à Análise Regional e Setorial, Metodologia Científica, Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas e Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Governança de Cidades Inteligentes e Gestão do Espaço Urbano.
O corpo docente contará com a participação dos professores doutores Carlos Eduardo de Freitas e Fábio Nobuo Nishimura, da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), da mestra Keile Costa Pereira, da Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag), além dos professores doutores da Unemat Evaldo Ferreira, Feliciano Llanos Azuaga, Ademir Machado de Oliveira, Felipe Ferraz Vazquez, Julio Cezar de Lara e Lindomar Pegorini Daniel.