Última chance! Encceja 2024: Inscrições encerram amanhã (sexta-feira).

© Divulgação/ MEC

 

Os interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 têm até esta sexta-feira (2) para realizar a inscrição. Esse processo deve ser feito online, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento no sistema do Encceja.

A participação é voluntária, sem custos, e voltada a jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na idade adequada. O Encceja oferece uma chance para aqueles que desejam obter a certificação do ensino fundamental e médio. As provas avaliam as competências, habilidades e conhecimentos adquiridos tanto no ambiente escolar quanto fora dele.

A APLICAÇÃO DAS PROVAS será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que está vinculado ao Ministério da Educação (MEC), no dia 3 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. As provas terão duração de quatro horas pela manhã e cinco horas à tarde.

Quanto à INCLUSÃO, o prazo até 2 de maio também se aplica para solicitações de atendimento especializado. Para isso, o participante deve anexar um documento legível que comprove a condição que justifica o pedido. Entre as situações mencionadas no edital do exame estão: baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, deficiência intelectual, dislexia ou transtorno do espectro autista.

O Inep informou que, nesta edição, os participantes com diabetes poderão se identificar na inscrição. Essa opção estará disponível no campo de atendimento especializado e será validada com um laudo médico. Além disso, condições como gestante, lactante, idoso e estudante em classe hospitalar também podem justificar a solicitação de atendimento especializado. O resultado da análise do documento pelo Inep será divulgado no site do Encceja no dia 12 de maio. Para aqueles que desejam utilizar o nome social, já registrado na Receita Federal, durante o exame, essa opção deve ser marcada no momento da inscrição. O nome social é a forma como a pessoa se identifica, e, ao escolher essa opção, a identificação social será utilizada em todos os documentos e materiais administrativos do Encceja Nacional 2025.

Para participar do exame, é necessário ter pelo menos 15 anos completos na data da realização das provas do ensino fundamental e 18 anos completos para as do ensino médio. O Inep esclarece que quem possui mais de 18 anos pode tentar diretamente a certificação do ensino médio, pois não é preciso ter o certificado do ensino fundamental. O exame é aplicado pelo Inep desde 2002, mas a emissão do diploma de conclusão do ensino fundamental e médio (declaração de proficiência) é de responsabilidade das secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que participam do Encceja 2025. O Inep ressalta que o exame também serve como uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, visando à melhoria da qualidade da educação oferecida a esse público.

Informações: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Ads