No feriado de 1º de Maio, 27.722 passageiros aproveitaram o transporte coletivo gratuitamente em Cuiabá. Os números registrados superaram em 11,62% o fluxo do feriado do Dia do Trabalhador em 2024, que também contou com a gratuidade nas catracas. O resultado do primeiro dia de Tarifa Zero servirá à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para ajustar o número de ônibus que atenderão o fluxo de pessoas em outras datas. A iniciativa, implementada pela Prefeitura de Cuiabá, se revela estratégica tanto do ponto de vista social quanto logístico.
O prefeito Abilio Brunini, a primeira-dama e vereadora Samantha Iris, além de vários parlamentares, acompanharam a operação do transporte durante o feriado em um trajeto que foi da Estação Bispo até o bairro Tijucal. De acordo com a vice-prefeita e secretária da pasta, coronel Vânia Rosa, a medida amplia o direito de ir e vir, permitindo que mais cidadãos desfrutem de momentos de lazer, convivência familiar e acesso a espaços públicos. “Observamos um aumento significativo de pessoas aproveitando o feriado. Isso representa um avanço para a gestão municipal e, principalmente, para os usuários do transporte coletivo, que poderão aproveitar mais os espaços públicos, visitar amigos e familiares e conhecer novos lugares”, destacou a gestora. Além do impacto social, a ação também fornece dados técnicos para melhorar o serviço. Segundo Nicolau Budib, diretor de Transportes da Semob, o uso do cartão transporte, necessário para acessar a gratuidade, permite monitorar a demanda real de passageiros, o que ajuda a determinar o número adequado de ônibus em operação nos dias de gratuidade.
É importante ressaltar que o sistema funcionou sem falhas, evidenciando a capacidade de resposta da rede de transporte durante grandes fluxos. A Tarifa Zero é válida apenas para a área urbana de Cuiabá, não se aplicando a linhas intermunicipais, como as que conectam a capital a Várzea Grande. Outro ponto relevante é o início da Lei da Tarifa Zero, que terá início no próximo domingo. Conforme sancionado pelo prefeito Abilio Brunini, todos os domingos em Cuiabá o transporte será gratuito. “A proposta de lei foi trazida pelo vereador Eduardo Magalhães. Conseguimos economizar em nossos gastos, cortando alguns contratos, e enviamos o Projeto de Lei para a Câmara, que o aprovou de imediato.
Com isso, já sancionamos e agora todos os domingos a tarifa em Cuiabá será zero no transporte coletivo. O povo cuiabano merece esse tipo de projeto. Já funcionou bem no feriado e agora é lei para todos os domingos”, concluiu o prefeito. #PraCegoVer A imagem mostra um ônibus circulando na região central de Cuiabá, pintado nas cores verde e branca, com a Catedral Basília Senhor Bom Jesus de Cuiabá ao fundo.
Informações: Prefeitura de Cuiabá