Tempo seco aumenta a incidência de doenças respiratórias

Muito calor, com termômetros que marcam mais de 30ºC, e o tempo seco são fatores que amentam a incidência de problemas respiratórios, nessa época do ano. De acordo com o Ministério da Saúde, a baixa umidade do ar requer cuidados especiais, que valem principalmente para as pessoas que sofrem com doenças crônicas pulmonares e relacionadas ao coração.

“Com a baixa umidade, as mucosas dos olhos, da boca e do nariz ficam ressecadas, favorecendo a atuação de agentes externos, como vírus, bactérias e poluição proveniente de queimadas. As principais doenças que se manifestam nesse período são as infecções das vias aéreas, como rinite, sinusite, pneumonia e asma”, pontua o coordenador do curso de Enfermagem, Cauê Pimentel.

Segundo o professor, a preocupação é maior com as crianças e idosos. Pela fragilidade do organismo, existe uma chance maior de complicação. Por isso, o cuidado precisa ser redobrado e, ao sinal de mal-estar ou falta de ar, deve-se buscar atendimento profissional na unidade de saúde próxima a sua residência.

O especialista explica que, em dias muito quentes, é importante beber uma quantidade maior de água, garantindo a hidratação, usar roupas leves e manter uma alimentação equilibrada. “Além de aumentar o consumo de líquidos, outra orientação é lavar o nariz com soro fisiológico e hidratar a pele com o hidratante de uso habitual, para evitar dermatites”, orienta.

O docente ainda destaca que, para as crianças e idosos, é importante evitar locais com aglomeração de pessoas e deixar os ambientes limpos e arejados. Segundo o especialista, o uso de umidificadores de ar é benéfico mas deve ser por apenas curtos períodos, para que não haja proliferação de mofo no ambiente e lembrar de sempre manter a higiene do equipamento.

Confira, a seguir, algumas dicas para aliviar os sintomas dos problemas respiratórios, em dias de temperaturas muito elevadas:

• Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco; • Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;

• Faça refeições leves com legumes, verduras, consuma frutas nos intervalos das refeições;

• Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;

• A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade e a recomendação é o uso de hidratantes;

• Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas no nariz para melhorar sua respiração, já em caso de ressecamento dos olhos você pode pingar gotas para hidratação.

GAZETA DIGITAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *