Na última quinta-feira (1º) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mais de 100 testes rápidos durante uma ação da campanha Dezembro Vermelho, criada para reforçar a luta contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante o mês serão intensificados os chamamentos para testagem rápida, principalmente no SAE Grande Terceiro, SAE Norte e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em todas essas unidades são ofertados exames e testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.
De acordo com dados da Secretaria, atualmente a capital acompanha mais de 4 mil casos de pessoas que vivem com HIV. Qualquer pessoa interessada em realizar os testes para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C pode procurar um dos SAE, Grande Terceiro e Norte ou a UBS mais próxima.
O SAE conta com equipe multidisciplinar para acompanhamento dos casos, sendo profissionais das áreas da psicologia, nutrição, assistência social, infectologista, enfermagem, odontologia e farmácia.
Durante todo o mês outras ações devem ser realizadas para ampliar as discussões sobre a prevenção. No dia 07 terá distribuição de kits no Centro de Especialidades Médica (CEM), e nas Policlínicas do Planalto, Coxipó, Pedra 90, UPA Verdão, UPA Morado do Ouro e UPA Pascoal Ramos.
Acesso ao PrEP
No Centro Político Administrativo, dentro da primeira quinzena de dezembro serão disponibilizadas orientações sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que é uma medicação preparatória contra o HIV. A profilaxia também é ofertada no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Grande Terceiro e SAE Norte (anexo à clínica da família).
O Ministério da Saúde liberou a Profilaxia (PrEP) de risco à infecção pelo HIV para pessoas a partir dos 15 anos, no caso adolescentes a partir dessa idade e com peso corporal igual ou maior a 35 kg, que apresentem potencial risco para infecção por via sexual.