SMATED entrega kits para prática de apicultura em comunidade rural Aricazinho

ALESSANDRA MARQUES

Davi Valle

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), entregou nesta quarta-feira (13) kits para a prática de apicultura para moradores da comunidade rural Aricazinho, nas imediações do bairro Pedra 90, zona rural da capital. Desenvolvido pelo Programa Agro da Gente, a iniciativa beneficiará mais de 10 famílias locais. O encontro contou com a presença do secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico da Capital.

O objetivo do Programa Agro da Gente, instituído na gestão Emanuel Pinheiro, é capacitar os produtores rurais por meio de cursos e oficinas ministrados nas comunidades e assentamentos. Para os apicultores, além dos cursos, como forma de incentivo e cuidados, a SMATDE disponibilizou kits completos com equipamento de proteção individual (EPI), contendo macacão, viseira, bota e luvas, melgueiras, um fumigador, um quilo de arame para quadros e 1000 ilhós, e um ninho para iniciar a produção de abelhas.

“Um dos grandes propósitos da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro é, além de levar o peixe, é ensinar a pescar. Com o programa Agro da Gente, queremos oferecer todo aparato que essas pessoas precisam para fazer da apicultura uma fonte de renda. No mês que vem vamos inaugurar a Casa do Mel, que será um serviço motel para facilitar na logística de comercialização do mel e dos produtos feitos nesta comunidade. Estamos fazendo tudo isso para fomentar a economia cuiabana e, principalmente, a agricultura familiar”, explicou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá tem o propósito de incentivar a produção de mel e, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), obter certificação e selo de qualidade para o produto, para que essas mercadorias possam ser comercializadas em todo território nacional.

“Nós agradecemos todo esse apoio que a Prefeitura de Cuiabá tem nos oferecido para empreendermos na cadeia do mel. Desde muito pequena eu sempre tive o sonho de trabalhar nessa área, mas por todo estigma que temos de que abelhas são perigosas, nunca quis me arriscar, e hoje com todo cuidado, assistência e ensino que estamos recebendo, podemos avançar nesse sonho sem medo”, explicou Mauriem Alves Ribeiro, produtora rural.

Além dos apicultores e do secretário da SMATDE, Francisco Vuolo, participaram do evento a secretária adjunta da pasta, Cácila Nassarden, o diretor de Agricultura e Abastecimento, José Lídio da Silva, o coordenador da cadeia de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) e Peixes, Reginaldo Lemes, e a equipe técnica da SMATED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *