Foto: VGN
Com informação: VGN
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) está empenhada em expandir o sinal da TV Assembleia para mais 15 municípios do estado. Um edital publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (19) revelou os nomes dos municípios pré-selecionados para o Programa Brasil Digital, do Ministério das Comunicações. Atualmente, o sinal da TV Assembleia (TVAL) abrange 47 municípios em Mato Grosso. Se os 15 municípios selecionados forem aprovados, esse número poderá aumentar para 62 até 2025, atingindo quase 75% da população do estado.
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), essa expansão promoverá mais transparência e cidadania, assegurando que a população tenha acesso às atividades do Parlamento. “Ao assistirem à TVAL, os cidadãos podem acompanhar o que está sendo discutido e quais projetos estão em pauta, podendo assim apresentar suas críticas e sugestões para melhorias. Queremos a participação de todos os mato-grossenses nas propostas e discussões da Casa. Por isso, aqui [na ALMT] é chamada de Casa Cidadã”, finalizou.
O superintendente da TVAL, jornalista Jaime Neto, destacou que a seleção dos municípios é fruto de um trabalho que durou quase um ano pela equipe técnica. “Sob a orientação do presidente Eduardo Botelho e da secretária de Comunicação, Rosimeire Felfili, nossa equipe se dedicou ao edital do Programa Brasil Digital, levantando informações e visitando os municípios para verificar se atendiam aos critérios exigidos. Realizamos negociações com 19 municípios, dos quais 15 foram pré-selecionados”, detalhou.
Os municípios pré-selecionados incluem: Campo Verde, Canarana, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Rondonópolis e Sapezal. “Essa é mais uma etapa no fortalecimento da democracia, da transparência e do trabalho do Poder Legislativo”, afirmou o deputado Eduardo Botelho.
O próximo passo, conforme o deputado, é a ampliação do sinal da TVAL para a TV a cabo. “O objetivo é alcançar todo o estado e cada cidadão, utilizando nossa comunicação via TV e rádio. Assim, estaremos presentes em todos os lugares, seja por canal aberto ou fechado. A Assembleia estará em todos os cantos”, celebrou.
No processo de expansão, a Assembleia Legislativa assumirá a responsabilidade pela manutenção dos equipamentos na maioria dos municípios, exceto em Sapezal, onde essa função será da Câmara Municipal. Em Rondonópolis, a ALMT contará com a colaboração da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Todos os equipamentos serão doados pelo Governo Federal.
De acordo com Jaime Neto, o Ministério das Comunicações realizará agora visitas técnicas para avaliar diversos aspectos. “A Assembleia Legislativa de Mato Grosso é referência em Transparência Pública, tendo recebido o Selo Diamante por dois anos consecutivos. Expandir o sinal da TVAL – um canal aberto e digital – para mais municípios do estado está alinhado a esse objetivo, pois permitirá que mais cidadãos mato-grossenses acompanhem as ações do legislativo estadual”, afirmou.
A equipe responsável pela expansão do sinal da TVAL conta com a participação do engenheiro eletricista em telecomunicação Mário Kazuo Iwassake, do técnico em telecomunicação Joãozinho Filho Fernandes Leite e do técnico em eletrônica Ronaldo Marques de Almeida.
**Expansão da TV Assembleia** – Desde dezembro de 2023, a TVAL ampliou sua transmissão para mais 45 municípios mato-grossenses, totalizando 47, incluindo Cuiabá e Várzea Grande, que já recebiam o sinal. Essa expansão faz parte do projeto Digitaliza Brasil, do Governo Federal, que estabeleceu diretrizes para a finalização do processo de digitalização dos sinais de televisão analógica no Brasil.