SES Realiza Primeira Captação De Rins E Córneas De 2025 Em Cuiabá

Foto: Reprodução

Com informação: O Bom da Notícia com Assessoria

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, neste domingo (19.1), a captação de dois rins e duas córneas no Hospital São Mateus, em Cuiabá. A equipe responsável pela captação veio de Goiânia (GO) com o suporte de uma aeronave de pequeno porte, contratada pelo Estado de Goiás. Os órgãos captados beneficiarão quatro pacientes que aguardam na fila para transplante de rim e córnea em dois Estados brasileiros. “Reconhecemos que este é um momento difícil para as famílias que estão de luto pela perda de um ente querido, mas, graças à solidariedade delas e ao empenho das equipes da Central Estadual, Mato Grosso tem contribuído para salvar vidas em todo o país”, declarou o secretário de saúde, Gilberto Figueiredo.

Esta é a primeira captação de múltiplos órgãos realizada em Mato Grosso neste ano. Em 2024, já ocorreram 13 captações desse tipo no Estado. “Estamos sempre buscando conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Neste caso, com um doador, quatro pacientes que estão na fila de espera para transplante terão uma nova oportunidade de vida”, complementou a secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi. A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, ressaltou que as equipes técnicas do Estado trabalham na sensibilização sobre a doação de órgãos. “As equipes da Central Estadual de Transplantes se dedicam a conscientizar sobre o processo de doação de órgãos, investindo na criação de Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes em hospitais públicos e privados do Estado. Às famílias doadoras, expressamos nossos mais profundos sentimentos de gratidão e respeito”, concluiu.

Atualmente, 50 hospitais em Mato Grosso estão habilitados para a captação de órgãos, localizados em Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Cáceres, Primavera do Leste, Juína, Alta Floresta, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo e Colíder. Essas unidades possuem UTI, permitindo a conservação dos órgãos até a chegada das equipes de coleta. Apesar de esses hospitais poderem realizar a captação, apenas quatro instituições estão autorizadas a efetuar os transplantes em Mato Grosso: o Hospital São Mateus (transplante renal), o Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia (transplante de córneas), o Instituto da Visão (transplante de córneas) e o Hospital de Olhos (transplante de córneas). Mato Grosso realiza transplantes de córneas e tecidos. Pacientes que necessitam de transplante de órgãos são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio (TFD) para outros Estados, com os custos de locomoção e auxílio para estadia e alimentação do paciente e acompanhante sendo cobertos pela SES-MT. O Estado também credenciou o Hospital São Mateus para a realização de transplantes de rim. O processo de triagem dos pacientes para pré-transplante já está em andamento, e o transplante renal deve ser retomado em breve em Mato Grosso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Ads