Servidores da Desenvolve MT são homenageados em sessão especial

POR LARISSA CAVALCANTE DE CAMPOS / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Foto: GILBERTO LEITE/ALMT

César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, participou da sessão.

César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, participou da sessão.

Foto: GILBERTO LEITE/ALMT

A história da Desenvolve MT passa pelo Parlamento estadual, onde os deputados aprovaram a criação da agência, numa iniciativa do Poder Executivo. Desde a Lei Complementar n° 140/2003, muitos projetos foram deliberados no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) com o objetivo de fortalecer a organização, que completou 20 anos de atividade e foi homenageada em sessão especial nesta terça-feira (26), na qual foram entregues títulos de cidadão mato-grossense e moções de aplausos.

A agência Desenvolve MT começou a atuar em setembro de 2004, como MT Fomento, sendo um instrumento do Governo de Mato Grosso para execução das políticas de investimento que visam promover a aceleração de negócios a partir de programas de incentivo e linhas de crédito especiais.

De acordo com o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), requerente da sessão especial, a Desenvolve MT faz história e contribui diretamente para o crescimento econômico do estado, o que pode ser demonstrado com dados. Neste ano, aproximadamente cinco mil empregos diretos foram criados por meio de ações da agência.

“A ALMT está inserida no processo de fortalecimento da Desenvolve MT e nada mais justo do que uma solenidade para comemorar as conquistas. Nossa atuação foi fundamental, especialmente no início do governo Mauro Mendes, quando conseguimos excluir a agência da lista de empresas públicas e sociedades de economia mista que a gestão pretendia extinguir. Mostramos a importância desse trabalho para a economia de Mato Grosso e revertemos a situação”, explicou Avallone.

Com a pandemia, a agência de fomento mostrou sua potência, tornando-se fonte de amparo para os empreendedores em crise. Novos avanços foram possíveis com a criação do Fundo de Aval, garantido na Lei Orçamentária de 2021 pelo Projeto de Lei n° 273/2021. De autoria dos deputados Eduardo Botelho (União) e Janaina Riva (MDB), a proposta determinou a destinação anual de 10% do excedente da arrecadação ao fundo, usado para investimentos em microempresas, microempreendedores individuais, agricultura familiar, pequenas empresas do ramo industrial e atividades da economia solidária.

A diretora-presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman, foi uma das homenageadas durante a solenidade, recebendo título de cidadã mato-grossense. Ela destacou as recentes ações promovidas pela agência para ampliar sua atuação. “Este ano, vamos ultrapassar R$ 60 milhões em créditos liberados. São recursos que estão gerando emprego e renda por aqui. Mas queremos fazer mais e, para isso, temos priorizado parcerias com outras instituições e mesmo com secretarias de estado em programas já existentes, como é o caso do Ser Mulher, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc)”, disse a diretora.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, esteve na sessão e celebrou os avanços da agência, considerada um dos principais instrumentos do governo para tentar amenizar as desigualdades econômicas observadas entre as regiões de Mato Grosso.

“Nos últimos seis anos, a Desenvolve MT voltou à sua vocação, que é apoiar os pequenos empreendimentos, incluindo os rurais, que antes não eram contemplados. Isso foi possível, em grande parte, com a criação do fundo de aval, que garante o empréstimo a quem não tem condições de tomá-lo na própria Desenvolve ou nos bancos credenciados. Com isso, o trabalho da agência tem feito a diferença na vida de mais e mais mato-grossenses”, afirmou o secretário.

Crédito – A Desenvolve MT possui seis linhas de financiamento para atender micro, pequenos e médios empresários, além de produtores rurais: a Empresarial, Inovação, Transporte, Turismo, Rural e a linha Mulher e Jovem Empreendedor.

Com crédito de até R$1,5 milhão, prazos flexíveis de até 10 anos para pagamento e taxas de juros a partir de 0,37% ao mês, é possível incrementar os negócios com equipamentos novos, obras, insumos, usinas fotovoltaicas, veículos, máquinas, entre outros.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *