No segundo domingo de agosto se comemora o dias dos pais, no Brasil a data deu origem em 16 de agosto de 1953 em homenagem a São Joaquim, pai da virgem Maria. Os pais são símbolos de coragem, amor e proteção. Muitos são considerados pelos filhos como um herói. É assim que o Servidor Público Márcio da Costa Vitor, 57, é considerado pelos 3 filhos, Lumara Dalva, Márcio Filho e Linnda Emilly.
Em 8 anos de casamento com a mãe dos filhos, algumas divergências ocorreram durante o relacionamento, que precisou chegar o fim. Após algumas conversas entre o ex-casal, o servidor se prontificou a cuidar sozinho das crianças e juntos eles decidiram que seria a melhor opção.
“Em conversa com a mãe, me prontifiquei a ficar com eles. Ela concordou e diante disse fomos até o Ministério Público, fizemos tudo documentado e fiquei com os 3, contei com a ajuda do meu pai e acredito que sem ele não aguentaria”, explicou Márcio.
Na época, eles eram moradores de Alto Garças e as crianças tinham entre 7 a um ano. Para trabalhar, o servidor deixava os três filhos com o avô paterno. Por volta do ano de 2000, a família veio morar em Cuiabá e enquanto o pai trabalhava as crianças iam para escola.
“Nunca foi fácil, era uma correria sem fim. Enquanto eu estava trabalhando, as crianças estavam estudando, meu pai me ajudando e contratei uma pessoa para ajudar em casa, pagava van escolar, era uma loucura, mas Deus estava sempre presente e deu tudo certo”. contou.
Os anos se passaram e todo sacrifício regido pelo amor durante a criação dos filhos começou a frutificar. A filha mais velha Lumara se tornou empresária e publicitária, o filho do meio, Vitor se formou em engenharia e a caçula Linnda está finalizando o curso de Educação Física, além de ter se tornado uma mãe exemplar assim como o pai, fez questão de frisar em entrevista ao GD.
“Hoje já estão todos grandes, a Lu e o Vitor estão se deslanchado profissionalmente e a Linnda finalizando o curso de Educação Física além de trabalhar, por meio dela veio uma benção, um presente de Deus para nossa família que é a minha netinha Clarisse, uma criança maravilhosa, inteligente e muito educada e a Linnda se tornou uma mãe excelente, um exemplo com seu jeito amoroso e paciente”, disse orgulhoso.
‘Obrigação’
Márcio considera que sua atitude em cuidar dos 3 sozinhos é ‘nada a mais que sua obrigação’. Ele acredita que o pai também é responsável na educação e criação dos filhos e para ele foi a melhor coisa, já que ter os 3 juntos foi como fazer uma terapia regrada com muito amor.
“Muitas pessoas querem super valorizar a minha situação, mas eu não sou muito favorável a isso, eu penso que isso vem pois muitos homens são covardes e não assumem suas responsabilidades de pai, porque pagar pensão é muito mais fácil do que assumir a responsabilidade de cuidar e criar, mas enfim o fato deles estarem comigo foi muito bom, me ajudaram muito é como se tivesse feito uma terapia com muito amor, sempre fomos muito unidos. É muita alegria em casa”, pontuou.
Admiração e reconhecimento
Ao , os filhos do servidor não pouparam elogios ao descreever as qualidades e o amor que sentem pelo paizão. Lumara, a filha mais velha, diz ser priveligiada por ter em sua vida um pai que pode chamar de melhor amigo. Para ela, o pai é um verdadeiro herói.
“Ele é ótimo e um verdadeiro amigo, o meu melhor amigo. Meu pai tem uma capacidade de doação tão gigante, uma empatia fora do comum e uma alegria tão presente. É sempre tão bom estar com ele, eu sou fã incondicional. É impossível alguém conhecê-lo e não admirar o ser humano incrível que ele é”.
Márcio, o filho do meio, fez questão de frizar como o mundo precisa de pessoas bondosas e empáticas como o pai. “Falar do meu pai é falar de amor. Ele é minha maior referência e sinônimo de empatia. O mundo com certeza seria muito melhor se houvessem mais pessoas como ele, sorte a minha tê-lo em minha vida”.
A caçula Linnda Emilly, pontuou o pai como maior incentivador da vida dela, assim como os irmãos ela se considera sortuda por ter sido criada por um homem que ela considera tão especial. “Meu pai é o meu maior incentivador, ele sempre apoia eu e meus irmãos. Ele está sempre atento a nós, é carinhoso e amoroso. É meu melhor amigo e também o melhor avó, somos muitos sortudos por tê-lo”.
VITHORIA SAMPAIO
Gazeta Digital