Segurados do Cuiabá-Prev participarão de censo previdenciário neste ano

BRUNO VICENTE

Foto: Davi Valle

Como parte do trabalho contínuo de aprimoramento da gestão previdenciária, a Prefeitura de Cuiabá realizará um censo voltado aos segurados do Cuiabá-Prev. O processo é coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão e está planejado para ser desenvolvido ainda neste ano.

A iniciativa alcançará servidores públicos efetivos ativos, inativos, pensionistas e dependentes, tanto do Executivo quanto do Legislativo. No total, 16.234 pessoas participarão do censo, por meio do qual serão coletados dados funcionais, cadastrais e financeiros, que ajudarão na elaboração de estudos relativos ao equilíbrio financeiro, atuarial e ao perfil dos beneficiários.

O censo também atende à Lei Federal nº 10.887/2004, que determina a execução do recenseamento previdenciário a cada cinco anos. A medida será colocada em prática por meio de adesão ao Consórcio Público Intermunicipal de Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social dos Municípios Mato-Grossenses (Consprev).

“Estamos dando sequência ao trabalho que tem transformado o Cuiabá-Prev em referência. O censo vai nos fornecer subsídios necessários para continuarmos tomando decisões assertivas. Ou seja, mais uma vez, a gestão Emanuel Pinheiro mostra na prática o seu cuidado com o servidor e o zelo pelo recurso público”, comenta a secretária de Gestão, Ellaine Mendes.

De acordo com o secretário-adjunto de Previdência Social, Fernando de Oliveira, neste momento, o Município está trabalhando na elaboração de um cronograma e também do decreto de regulamentação. Após esses procedimentos, postos de coleta devem ser instalados em locais estratégicos para atendimento dos segurados.

Fernando explica ainda que o censo previdenciário e a prova de vida anual, são ações distintas. Dessa forma, mesmo que o servidor já tenha feito seu recadastramento e reavaliações obrigatórias, também deverá participar do recenseamento, sob pena de ter o pagamento de seus proventos suspenso.

“O censo é importante para o Município e para o próprio servidor. Quanto mais o banco de dados estiver próximo da realidade, maior será o índice de eficiência da gestão previdenciária. Além disso, essas informações atualizadas garantirão maior facilidade ao servidor em processos como de elevação de classe, aposentadoria e outros benefícios”, pontua Fernando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *