Secretário participa do 1º Encontro de Saúde e Controle Externo do TCE destaca parceria e busca por uma saúde pública ainda mais eficiente

Roberta Penha

Davi Valle

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, participou na segunda-feira (4) da abertura do 1º Encontro de Saúde e Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, que acontece até hoje (5) no auditório da Escola Superior de Contas – TCE-MT. O evento, que conta com a presença de representantes de 92 municípios, é oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso com o apoio técnico da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE e apoio institucional do Instituto Rui Barbosa e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

“Esse evento é muito importante porque demonstra a preocupação do Tribunal de Contas do Estado em trabalhar de forma conjunta junto às Secretarias Municipais de Saúde para que possamos otimizar o recurso público e entregar para a população uma saúde cada vez melhor. Nós, enquanto Secretaria Municipal de Saúde, ficamos felizes, esperamos que esse evento continue dando frutos e possamos produzir coisas muito boas para a nossa população”, comentou o secretário.

O presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida destacou que o evento é um encontro voltado para o trabalho, visando encontrar soluções para os problemas de saúde no Brasil, não apenas em Mato Grosso ou Cuiabá. “Enfrentamos no Brasil diversos desafios, como gestão ineficiente, falta de recursos, longas filas de espera, superlotação de hospitais, falta de leitos, desigualdade na distribuição de medicamentos, escassez de médicos em diversas especialidades e aumento da demanda por saúde mental. A responsabilidade na melhoria da saúde no estado é de todos aqui presentes, enquanto servidores públicos”, comentou.

Sérgio Ricardo mencionou ainda a importância do encontro para salvar vidas e expressou esperança de que as discussões resultem em ações concretas. Também ressaltou a preocupação com a alta incidência de hanseníase em Mato Grosso e a necessidade de abordar esse problema de saúde pública.

O conselheiro Guilherme Maluf enfatizou a importância do tribunal como um novo paradigma na gestão pública, buscando tornar-se referência nacional. Destacou a implementação pioneira das comissões permanentes para um controle mais eficiente e oportuno, visando identificar fragilidades e propor melhorias na administração pública.

O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas, a do Secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda de Magalhães Júnior, que ministrou a Palestra Magna “A Saúde Digital: realidade e perspectiva”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *