Secretário municipal de Saúde participa de evento em comemoração ao Dia Mundial do Rim em Cuiabá

ROBERTA PENHA

Vicente Aquino

Nesta quinta-feira, 14 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial do Rim, o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira esteve presente à Praça Alencastro para prestigiar o evento alusivo à data. A campanha do Dia Mundial do Rim é coordenada todos os anos pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e em Cuiabá foi organizada pelas clínicas de nefrologia, Clinemat, CTR e DaVita, com o apoio do setor de Nutrição a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

“Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, vim trazer nosso apoio a este evento, que é de extrema importância para a conscientização da população sobre os cuidados necessários para a prevenção e o tratamento das doenças renais. Como sabemos, as doenças renais afetam milhões de pessoas em todo o mundo e representam um desafio significativo para os sistemas de saúde”, disse o secretário.

O nefrologista José Alberto Kalil explicou que este evento acontece no Brasil inteiro e que neste ano tem como tema: “Saúde dos rins (& exame de creatinina) para todos”. “A dosagem da creatinina é um exame de suma importância em todos os médicos de qualquer especialidade que você for. E nós estamos aqui no Dia Internacional do Rim orientando a população com relação à prevenção, hipertensão, diabetes, doenças renais e para colaborar para evitar que o paciente tenha um desfecho ruim, que seria a insuficiência renal crônica terminal. É uma doença que tem tratamento, porém é mais complexo, por isso o melhor é prevenir”, comentou o médico.

Kalil demonstrou sua satisfação em receber a visita do secretário de saúde ao evento. “É um grande prazer contar com um secretário de saúde que abraça esta causa tão significativa para a saúde pública não apenas do nosso município, mas também do estado e do país como um todo. Sua presença demonstra um entendimento das necessidades urgentes relacionadas à prevenção, especialmente no que diz respeito à realização do exame de creatinina e da importância das equipes especializadas para tratar a parte nefrológica da população”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *