ROBERTA PENHA
Foto: Vicente Aquino
Seguindo a orientação do prefeito Emanuel Pinheiro de reestruturar todas as áreas da Secretaria Municipal de Saúde, o secretário da pasta, Deiver Teixeira, realizou nesta quarta-feira (31) uma visita ao Laboratório Central de Cuiabá – Lacec, para entender quais são as necessidades da unidade para que volte a funcionar com toda sua capacidade.
Acompanhado pela secretária adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Joseany Salomão, pelo diretor de Atenção Especializada, Roney Damaceno, pelo coordenador técnico de Atenção Especializada, Israel Cruz e pela coordenadora do Lacec, Bruna Taques, o secretário conheceu todas as instalações do laboratório e os processos de trabalho. Ele também conversou com algumas servidoras da unidade, que se mostraram felizes com sua visita e esperançosas de que o Lacec seja reestruturado.
A unidade, que funcionava 24 horas, teve a operação reduzida drasticamente durante a intervenção do estado na saúde municipal, passando a funcionar apenas em horário comercial. Muitos funcionários foram realocados em outras unidades e vários serviços passaram a ser terceirizados.
O secretário ficou impressionado com o tamanho das instalações e com a possibilidade de aumentar a capacidade do laboratório. “O Lacec necessita urgentemente de uma reestruturação. Seguindo as orientações do prefeito, planejamos esta visita para entender melhor a situação atual, incluindo aspectos físicos, o quadro de servidores, e as demandas enfrentadas pela instituição. Durante essa visita, pudemos avaliar a capacidade do laboratório e identificar oportunidades para melhorias. Fomos bem recebidos pelos profissionais, que expressaram um forte desejo de contribuir mais significativamente com a sociedade. Com base nestas observações, vamos estudar todo o cenário e identificar maneiras de avançar nas operações do laboratório. Nosso objetivo é melhorar a qualidade das análises e oferecer uma atenção mais próxima à comunidade, entregando resultados de forma mais ágil, mas sem comprometer a qualidade e a eficiência”, afirmou Teixeira.