Secretário De Educação Fortalece Políticas Em MT

Foto: Reprodução

Com informação: abroncapopular

O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, deu início, nesta quinta-feira (16.1), a mais uma série de visitas às 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), com o objetivo de ouvir as demandas e os desafios enfrentados por professores, coordenadores pedagógicos e diretores de 40 escolas em sete municípios: Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela, Sapezal e Tangará da Serra. A primeira parada será na DRE do polo Tangará da Serra, localizada a 241 quilômetros de Cuiabá. Com o compromisso de fortalecer as políticas do Plano Educação 10 Anos, o secretário ressalta a importância de sua presença nas escolas, uma prática que realiza anualmente. Além disso, ele acredita que visitar as DREs e as escolas é uma rotina essencial, não apenas para o secretário de Educação, mas também para os secretários-adjuntos, superintendentes e coordenadores da pasta.

Segundo ele, ao dialogar com os profissionais da educação, a Seduc pode identificar áreas que precisam de apoio e recursos, além de avaliar a eficácia das políticas já implementadas. Essa interação direta resulta em ações mais precisas e direcionadas, que refletem as realidades locais. “Ao visitarmos as escolas, conseguimos compreender as necessidades e potencialidades de cada região. Dessa maneira, queremos unificar ainda mais a atuação em todas as esferas e assegurar que as políticas educacionais cheguem de forma efetiva a cada aluno”, complementa Alan. O secretário também observa que as visitas às DREs não são meramente uma formalidade, mas um compromisso com a educação em Mato Grosso, onde a escuta ativa se torna o primeiro passo para um futuro mais promissor. “A expectativa é que a intensificação dessa aproximação traga sempre soluções práticas e inovadoras, impactando diretamente na qualidade do ensino em Mato Grosso”, explica.

Para o diretor regional de Educação do polo Tangará da Serra, Saulo Scariot, essa prática, que envolve ouvir atentamente as necessidades e sugestões de professores, diretores e coordenadores pedagógicos, é fundamental para o cumprimento e avanço das metas estabelecidas a cada ano letivo. “A escuta ativa não é apenas uma formalidade; é uma ferramenta poderosa que permite à secretaria entender os desafios enfrentados nas salas de aula”, avalia. Além disso, Saulo acrescenta que a escuta ativa promove um ambiente de colaboração e confiança. “Quando os educadores sentem que suas vozes são ouvidas e respeitadas, eles se tornam mais engajados e motivados a contribuir para o processo educacional”, conclui.

Durante as visitas, que acontecerão mensalmente até o meio do segundo semestre, mais de 150 ações do Plano Educação 10 Anos serão avaliadas, com o intuito de estreitar o relacionamento entre a Seduc, as DREs e as unidades de ensino. No polo Tangará da Serra, há 38 escolas, incluindo 10 unidades rurais, 2 indígenas e 10 de tempo integral, com mais de 20 mil alunos matriculados em 438 salas de aula, além de 69 turmas em salas anexas e 23 ambientes compartilhados. O polo conta com 835 profissionais em sala de aula, entre efetivos e contratados, além de 657 servidores em cargos de direção, coordenação, readaptação ou lotados na DRE.

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