Da Redação – rdnews
Uma comitiva de Barra do Garças deu início a diálogo com a gestão da UFMT a criação do curso de Medicina que possa contemplar toda a região do Araguaia. A ideia apresentada pelo advogado e empresário Sandro Saggin, pré-candidato a prefeito de Barra do Garças pelo PV, foi bem aceita em audiência, na última quinta-feira (23), com a futura reitora Marluce Aparecida Souza e Silva, que tomará posse em outubro deste ano.
“A UFMT tem a experiência e capacidade necessária de vir a formar médicos para atender Barra do Garças, Araguaia e todo o Mato Grosso. O ensino, pesquisa e extensão credencia ao sucesso desta modalidade. Estou trabalhando com essas incursões políticas para que possamos ter, o mais breve possível, o curso de Medicina ofertado no vestibular”, destacou.
“Desde que atendido aos critérios técnicos legais, não há resistência da minha parte em levar o curso de Medicina ao campi de Barra do Bargas. É necessário um trabalho político para garantir o dinheiro no orçamento da União. A demanda social já existe. Precisa ter a garantia financeira”, declarou a professora Marluce.
Na sexta-feira (24), houve uma audiência com o atual reitor Evandro Soares, que deu apoio institucional a ideia de criação do curso de Medicina no campus de Barra do Garças.
“A proposição do curso de Medicina já é muito tempo discutida. Já elaboramos o projeto pedagógico que permite a criação do curso. Este documento já foi apreciado pela pró-reitoria de ensino e graduação e cumpriu o dever de casa. Tem documentos apreciados pelo MEC. Para avançar, é necessário se articular politicamente com a bancada federal para mostrar o desenvolvimento que este curso de Medicina oferece, contemplando Mato Grosso e parte de Goiás”, disse
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) também participou da audiência. O parlamentar intermediou um contato telefônico com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), que por sua vez, se comprometeu a articular com a cúpula do governo federal, em especial ao ministro da Educação Camilo Santana, os requisitos já atendidos para a criação do curso de Medicina.
“Terão meu total apoio para discutir este projeto tão importante a Mato Grosso”, resumiu Fávaro.
Ainda participaram da audiência os presidente do PT e PC do Barra do Garças, Odorico Ferreira Cardoso Neto, o “professor Kiko” e Leda, respectivamente. E o presidente do Sintep em Barra do Garças, Gibran Freitas.