Foto: Victor Ostetti/MidiaNews
Com informação: midianews
O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, declarou: “Duas propostas já estão em andamento para resolver a situação.” Na tarde de quarta-feira (16), Max Russi (PSB) se reuniu com o governador Mauro Mendes (União) e uma comissão de deputados para discutir questões essenciais relacionadas à saúde pública em Mato Grosso. O encontro, realizado no Palácio Paiaguás, teve como foco principal o progresso das obras do Hospital Central e, especialmente, a situação da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. É IMPRESCINDÍVEL QUE A SANTA CASA CONTINUE A APOIAR A REDE DO SUS E OFEREÇA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO.
Durante a reunião, foi mencionado que o Governo do Estado está avaliando duas opções para o futuro da Santa Casa. A unidade pode ser fechada e seus serviços transferidos para o Hospital Central, cuja inauguração parcial está prevista para setembro deste ano. A primeira opção discutida é a doação dos equipamentos da unidade de saúde para a Prefeitura de Cuiabá, conforme solicitado pelo prefeito Abilio Brunini (PL). A segunda opção permanece em sigilo no Palácio Paiaguás. Russi destacou que, embora o governo esteja avançando consideravelmente nas obras do Hospital Central, a preocupação da Assembleia Legislativa se concentra na Santa Casa, que enfrenta desafios que precisam ser urgentemente abordados. “Estamos expressando a preocupação da Assembleia em relação à Santa Casa. O governador Mauro Mendes está bastante atento a isso, e já existem duas propostas em andamento para resolver a situação”, afirmou o presidente da ALMT. “Todos estamos empenhados em buscar soluções para a saúde pública. É crucial que a Santa Casa continue a contribuir com a rede do SUS e ofereça atendimento à população”, acrescentou.
“Prédio histórico” Além disso, o presidente da ALMT ressaltou a importância de preservar a estrutura histórica da Santa Casa, que é um patrimônio significativo para a saúde do estado. “O prédio histórico deve ser mantido para que a Santa Casa possa continuar realizando atendimentos de saúde. Temos um compromisso aqui, e vamos analisar as alternativas para garantir que essa unidade permaneça ativa”, enfatizou. O governador, por sua vez, reconheceu a preocupação manifestada pelos deputados e reafirmou seu compromisso de trabalhar em conjunto para encontrar soluções viáveis. “Estamos todos aqui com um único objetivo: melhorar a saúde pública de Mato Grosso. A Santa Casa é uma instituição importante, e precisamos garantir que ela possa continuar seu trabalho em benefício da população”, declarou.