Fonte: Rafael Vicentini – Gabinete de Comunicação
Foto: Assessoria
Acontece até hoje (05), em Brasília, a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Rondonópolis está participando do evento e conta com três delegados fazendo parte das plenárias onde são discutidas as propostas. O evento é um espaço democrático, onde usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da área, gestores de secretarias municipais, estaduais e outros agentes discutem o futuro das políticas públicas aplicadas à saúde.
O município de Rondonópolis está atuante nos eventos e levou até a Nacional propostas coletadas durante as pré-conferências. No total cinco encontros públicos foram realizados afim de ouvir a população e identificar as necessidades dos usuários nas diversas regiões da cidade.
Assuntos como a questão de contratação de terceirizados, valores defasados de servidos do SUS e a inclusão de medicamentos hospitalares no rol de itens da lista do SUS estão entre as propostas que foram elencadas em Rondonópolis, passaram com aprovação durante a Conferência Estadual e agora estão em discussão também na etapa nacional.
A secretária-executiva do Conselho Municipal de Saúde, Maraí Gonçalves de Carvalho, ressaltou a importância da participação popular durante as pré-conferências, pois é por meio delas que o poder público toma conhecimento das necessidades e da realidade dos atendimentos.
A Conferência Nacional de Saúde é realizada a cada quatro anos e tem como objetivo principal fortalecer o SUS.