Roda de conversa alusiva ao Dia Internacional da Mulher debate ecofeminismo e ecologia Integral

MÁRCIA MARTINS

Emanoele Daiane

Na manhã deste domingo, dia 10 de março, um grupo de homens e mulheres, se reuniu no Horto Florestal Tote Garcia para uma roda de conversa sobre “Violência Contra a Mulher e a Relação do Feminino com a Ecologia Integral”. A programação alusiva ao Dia da Mulher celebrado em 08 de março, coordenada pela Pastoral Arquidiocesana da Ecologia Integral e apoiada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além de abordar assuntos como o  modelo econômico que levou o planeta à situação atual de degradação social e ambiental; espiritualidade; contemplação; reflexão e troca de experiências envolvendo elementos da natureza e sua relação com o universo e todas as criaturas do planeta.

A assessora pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá, Mariluci Galdino Delgado, lembrou que a Pastoral da Ecologia Integral é um tema defendido de maneira maciça pelo Papa Francisco, que tem convocado o mundo inteiro para refletir sobre a ecologia de uma forma globalizada. Para o Santo Padre, a ecologia também diz respeito às tradições perdidas por comunidades indígenas impactadas por grandes obras, aos humanos que foram substituídos por robôs em indústrias e às pessoas que vivem com crises de ansiedade e são incapazes de admirar a beleza ao redor.

“Na Ecologia Integral, temos o princípio do bem comum e o compromisso com as gerações futuras. Então nós trabalhamos no sentido de conscientizar sobre a importância de cuidar e preservar tudo aquilo que temos hoje no planeta terra. É um movimento que luta por justiça ambiental, igualdade de gêneros, que defende os direitos e a dignidade da mulher, colocando-a no centro dos assuntos mundiais”, contextualizou Mariluci.

A coordenadora de educação ambiental da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Zilda Helena da Silva, disse que a parceria com a Pastoral da Ecologia Integral da Igreja Matriz de Cuiabá, propicia a oportunidade de se realizar debates relevantes jutos à comunidade, especialmente em datas sazonais como o Dia da Mulher.

Segundo Zilda, este é o primeiro evento do ano, mas serão organizados vários outros, todos eles trazendo reflexões relevantes como, por exemplo, o Dia Mundial da Água, que será celebrado no próximo dia 22 de março.

“Nossa ideia é debater aqui dentro dessa unidade de conservação, diversos assuntos voltados à Ecologia. Aqui no horto às pessoas têm a oportunidade de sentir de perto, o quanto é importante respeitar e zelar do meio ambiente. É um lugar propício, onde podemos falar sobre o assunto e contemplar a natureza, os macaquinhos e a vegetação que é exuberante”, relatou a coordenadora do horto florestal ao informar que as próximas rodas de conversa, deverão ter a inclusão de missas na programação.

Os participantes encerraram o encontro com uma agradável caminhada pelas trilhas do parque e um piquenique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *