Foto: Reprodução
Em Mato Grosso, apenas Cuiabá terá o 2º turno. Os eleitores já poderão exercer o seu direito a partir das 7 horas até as 16 horas. Ou seja, o novo chefe do Executivo será conhecida por volta das 16 horas.
“Eu quero que seja em 15 minutos. Eu acredito que em meia hora nós conseguimos dar o resultado”, disse a desembargadora aos jornalistas.
Na Capital, 445.070 pessoas estão aptas a votar para o cargo de prefeito. Deste total, 88,55% (394.118) possuem a biometria coletada.
A desembargadora também comentou sobre o índice de abstenção do 1º turno, realizado no dia 6 de outubro, que em Cuiabá ficou em cerca de 23%, ou seja, 102.186 eleitores e eleitoras deixaram de votar.
“Precisamos que este índice seja menor e que as pessoas compareçam no 2º turno, pois a democracia depende da manifestação do povo por meio do voto. Conclamamos aos eleitores e eleitoras que compareçam às urnas e exerçam seu direito ao voto, escolham seu representante, que é quem vai cuidar de questões fundamentais no seu município”, ressaltou a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
Deste total faltante no 1° turno, apenas 13.613 apresentaram a justificativa eleitoral até o momento. O prazo para os ausentes justificarem vai até 05 de dezembro de 2024.
Em qualquer desses meios, a documentação que comprove o motivo da ausência à eleição deverá ser anexada ao requerimento para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.