Príncipe Harry foi sozinho para Balmoral, na Escócia, para se despedir de sua avó, a rainha Elizabeth 2ª. De acordo com The Sun, ele foi informado por seu pai, rei Charles, que sua esposa, Meghan Markle, não deveria acompanhá-lo na ocasião.
Harry foi o primeiro real a deixar a propriedade escocesa e foi o último a chegar no local quando surgiram notícias da saúde debilitada de sua avó.
Em 2020, o príncipe e a ex-atriz, a primeira mestiça e afrodescendente a compor o alto escalão da realeza britânica, se afastaram das atividades reais.
Em entrevista a Oprah Winfrey, Meghan disse ter enfrentado episódios racistas dentro da realeza. Ela declarou que o fato do filho do casal, Archie, ser mestiço foi pretexto para que ele não tivesse título de príncipe, e a proteção de agentes de segurança que acompanha o título.
Dias após a entrevista reveladora do casal, o Palácio de Buckingham fez declaração em nome da rainha Elizabeth II. A nota afirmava que as questões levantadas eram preocupantes e entristecedoras.
“Toda a família está triste ao saber o quão desafiadores os últimos anos têm sido para Harry e Meghan. As questões levantadas, principalmente de raça, são preocupantes. Embora algumas lembranças possam variar, elas serão levadas muito a sério e tratadas pela família em particular. Harry, Meghan e Archie sempre serão membros da família muito queridos”, dizia o comunicado.