É uma expressão que sugere que aqueles que se arriscam, se desafiam e saem de sua zona de conforto tendem a crescer, tanto pessoal quanto profissionalmente.
Além disso, a exposição traz consigo novas experiências, desafios e situações difíceis tendo a levar ao desenvolvimento de habilidades, à aquisição de novos conhecimentos e ao fortalecimento da resiliência.
Por oportuno, o crescimento muitas vezes vem através da superação de obstáculos e da adaptação a mudanças, o que só é possível quando se está disposto a se expor a “novas oportunidades” e situações.
Por outro lado, a decepção é uma parte inevitável da vida, e quando nos permitimos a exposição, vamos nos decepcionar com pessoas, e até com familiares.
As expectativas muitas vezes não se alinham com a realidade, e essa discrepância pode levar à decepção.
Assim, aceitar que ao estar determinado a expor seus pensamentos e ideias, poderá haver frustrações.
Desse modo, ao trazermos uma exposição de ideias, trabalhos novos, novas experiências, haverá o crescimento pessoal.
Ao enfrentarmos tais decepções, aprendemos mais sobre nós mesmos, nossas limitações e nossos pontos fortes, o que nos ajuda a crescer e evoluir.
Depreende importante registrar que, não podemos agradar a todos o tempo todo, e ser “fiel a si mesmo” pode significar que outros “fiquem decepcionados”.
Em virtude do exposto, o ato de expor os pensamentos, trabalhos, ideias, trará um avanço extraordinário no desenvolvimento pessoal daquele que estiver disposto a tal avanço.
Rodrigo Furlanetti é advogado empresarial