Foto:
Reprodução
Com informação: Gazeta Digital
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) afirmou que a ex-deputada federal e atual diretora-executiva da Conab, Rosa Neide (PT), é a candidata natural para assumir a presidência do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso. Confiante, Barranco destacou que a petista teria condições competitivas para qualquer cargo que viesse a disputar nas eleições de 2026.
“Rosa Neide é o nome mais qualificado, com reconhecimento até do Lúdio [Cabral], que poderia eventualmente apresentar resistência. Ele esteve pessoalmente em nosso encontro da CNB, onde apresentamos Edinho Silva como candidato à presidência nacional e Rosa para o comando estadual, e formalizou seu apoio assinando sua candidatura. Será um processo tranquilo”, declarou o parlamentar.
O processo eleitoral interno do PT teve seu prazo para registro de chapas prorrogado até 28 de abril, com campanha, debates e apresentação de propostas ocorrendo posteriormente. A eleição está marcada para 6 de julho.
“Com Rosa eleita, trabalharemos juntos para fortalecer o partido e iniciar os diálogos sobre as chapas eleitorais. Estamos convidando novas lideranças para se filiarem ao PT e aos partidos da federação, movimento que ganhará mais força após a eleição da direção nacional”, explicou Barranco.
O deputado mencionou que há expectativa de que o presidente Lula participe ativamente desse processo de atração de novas lideranças para o partido em 2025, após a conclusão do Processo de Eleição Direta (PED), quando os filiados escolherão as novas direções em todas as esferas partidárias.
Sobre as ambições políticas de Rosa Neide, Barranco foi enfático: “Ela é um nome competitivo para qualquer cargo. A decisão será dela, mas seria excelente candidata ao governo do estado, considerando o vácuo de nomes, ou mesmo ao Senado. Porém, seu projeto principal segue sendo a Câmara Federal, onde já tem trajetória consolidada”.
A avaliação do parlamentar reflete a aposta do PT mato-grossense em unificar o partido em torno de Rosa Neide, combinando sua experiência nacional com a capacidade de articular diferentes correntes internas – estratégia considerada crucial para os desafios eleitorais de 2026.