O mês de janeiro é marcado pela campanha de conscientização sobre a Saúde Mental, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas e instituições sobre a importância desse tema como forma de prevenção. Os setores da psicologia do trabalho e psicologia hospitalar do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), realizam o ano todo os atendimentos em prol da saúde mental e orientações que envolvem o autocuidado e conscientização sobre o tratamento.
Segundo Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, no ano de 2022, a psicologia hospitalar realizou 10.071 atendimentos aos usuários do SUS. Já a psicologia do trabalhador, realizou 1.140 atendimentos aos colaboradores da ECSP. “Ao todo foram 11.211 atendimentos em prol da população. A gestão oferece esse apoio com o intuito de amenizar o adoecimento mental e proporcionar qualidade de vida as pessoas”, disse Rós.
Segundo a psicóloga e responsável técnica da psicologia hospitalar, Anna Karoliny, o hospital recebe diariamente pacientes que já chegam com algum adoecimento mental ou que adquire durante a internação, devido a ruptura da rotina.
“Por isso, a importância do psicólogo no hospital, para auxiliar esses pacientes a lidar com esse sofrimento e destacar a importância de procurar atendimento pós-alta hospitalar. Sempre orientamos os pacientes e familiares sobre esse tema, e reforçamos durante a campanha Janeiro Branco. Além de trabalhar em conjunto com as psicólogas do trabalho para que esse tema chegue a todos os colaboradores”, destacou.
Para a psicóloga e responsável técnica da psicologia do trabalhador, Jucélia Rocha, a procura por ajuda dos profissionais acontece geralmente a partir da gravidade do adoecimento mental. “O Janeiro Branco vem justamente com o objetivo de possibilitar ações para prevenção desses casos, visando quebrar tabus que impedem as pessoas de cuidarem da sua própria saúde”, explicou.
Para manter uma boa saúde mental a psicologia hospitalar e do trabalhador orientam a realização de cuidados diários: autoconhecimento, atividades físicas, alimentação, respeitar seus limites, regulação de sono, autocuidado e a procura por ajuda profissional.
“O psicólogo é a pessoa mais indicada para auxiliar nos cuidados com a saúde mental, a terapia é ideal para as pessoas encontrarem o autoconhecimento e entenderem o porquê dos seus hábitos, medos e atitudes, desse modo, encontram uma maneira de conviver com eles sem causar sofrimentos”, explicaram as psicólogas Jucélia Rocha e Anna Karoliny.
Fique atento aos sintomas
A psicologia hospitalar alerta aos sintomas de adoecimento mental, com sentimentos de angústia, alterações de humor, pensamentos acelerados, falta de concentração, problemas com o sono, isolamento social e também alguns sintomas físicos como dores de cabeça, palpitações, queda de cabelo, sudorese, falta de ar entre outros.
Onde procurar ajuda em Cuiabá
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo as necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas.