A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciará na próxima segunda-feira (07) a campanha de vacinação contra a gripe. A cidade recebeu, inicialmente, 14 mil doses do imunizante, que serão direcionadas aos primeiros grupos prioritários. Ao longo desta semana, as doses serão distribuídas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme a demanda de cada local.
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, entre a 1ª e a 12ª Semana Epidemiológica (SE), foram confirmados 50 casos sem internação, 08 casos com internação e 02 óbitos relacionados à influenza. Em 2024, foram aplicadas 142.125 doses, imunizando 44,89% do público-alvo. A atualização da vacinação contra a influenza é crucial para evitar complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
O Dia D de vacinação está agendado para o dia 10 de maio. A Prefeitura de Cuiabá enfatiza a importância da participação da população prioritária na campanha para garantir maior proteção contra a influenza e minimizar os impactos da doença no sistema de saúde. A vacina oferece proteção contra três tipos de vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. O público-alvo da campanha inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos, além de outros grupos prioritários (puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, membros das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários dos correios, população privada de liberdade e servidores do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais).
Para se vacinar, é necessário comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com documento de identificação, caderneta de vacinação e comprovante de pertencimento a um dos grupos prioritários, como laudo médico ou documento funcional. Em Cuiabá, todas as 73 UBSs estarão disponíveis para a vacinação. #PraCegoVer A imagem ilustra as mãos de uma enfermeira preparando a dose do imunizante na seringa para a aplicação no paciente, enquanto a profissional utiliza luvas brancas.
Informações: Prefeitura de Cuiabá