Um programa gratuito para castração de cães e gatos é realizado em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. O animal precisa ter, no mínimo, seis meses de vida. Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo do programa é realizar o controle populacional.
A iniciativa é da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Unidade de Vigilância e Zoonoses, com realização de uma clínica veterinária.
No caso das fêmeas, é preciso estar entre o primeiro ou segundo cio e não testar positivo para leishmaniose visceral na data agendada para a cirurgia.
O cadastro para o procedimento de castração dos animais prioriza a população de baixa renda.
Os tutores dos animais podem realizar o cadastro em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Basta preencher a ficha fornecida pela Unidade de Vigilância de Zoonoses. O cadastro segue até esta sexta-feira (2).
Para realizar o cadastro, o tutor deve apresentar documentos pessoais, comprovantes de residência no município e participação em programa social, ou receber até dois salários mínimos.
Após o preenchimento, as fichas serão analisadas pela Vigilância de Zoonoses e, posteriormente, encaminhadas para a clínica.
Apesar do programa não solicitar taxa de cobrança em relação ao atendimento clínico, é responsabilidade do tutor a aquisição da medicação do pós-operatório, assim como levar e buscar o animal para o atendimento no dia da cirurgia.
G1MT