Fonte: REDAÇÃO OBSERVATÓRIO 3º SETOR
Foto:Rovena Rosa/Agência Brasil
Por Laura Leite
O estado de São Paulo passa por uma crise de saúde pública ligada a dependência de substancias químicas, em especial o crack, que é considerado uma das drogas que mais causam danos ao indivíduo e terceiros, afetando as relações familiares e sociais. É uma droga resultante da mistura da pasta base da cocaína com diversos produtos químicos, por isso gera alto grau de dependência.
O Governo do Estado de São Paulo criou, em maio de 2013, o Programa Estadual de Políticas sobre Drogas –Programa Recomeço – para auxiliar principalmente os usuários de crack, oferecendo tratamento e acompanhamento multiprofissional ao paciente e aos seus familiares.
A iniciativa do governo paulistano tem como objetivo conceder condições para uma vida saudável e digna à população do Estado de São Paulo e auxiliar os dependentes de substâncias psicoativas, seus familiares e comunidade a trilharem da melhor maneira possível o caminho para recuperação e retorno a uma vida plena.
O programa tem como estratégia promover, articular e executar ações de prevenção, tratamento, reinserção social e recuperação do indivíduo, controle e requalificação dos territórios degradados e acesso à justiça e cidadania, para que os dependentes, familiares e pessoas expostas aos riscos das drogas possam ter um futuro mais digno e um bem estar social entre cidadãos.
Este projeto contribui para o alcance do ODS 3 e 10, de saúde e bem estar e redução de desigualdades, respectivamente.