Foto: Secom-MT
Com informação: estadaomatogrosso
A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), lançou na manhã desta quinta-feira (20.2) a Operação Paz na Escola Tolerância Zero, em uma cerimônia realizada na Escola Estadual Tiradentes, em Cuiabá. A Operação Paz na Escola e Tolerância Zero tem como objetivo aumentar a presença policial nas proximidades das instituições de ensino, além de discutir ações preventivas contra bullying, tráfico de drogas e outras formas de criminalidade, promovendo um trabalho conjunto com alunos e pais para fomentar a conscientização e a responsabilidade.
A iniciativa busca assegurar que todos os estudantes, professores e funcionários possam desfrutar de um ambiente educacional que priorize o respeito, a inclusão e o aprendizado, livre de qualquer forma de violência ou criminalidade. Segundo o coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel Darwin Salgado Germano, o programa visa prevenir e combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes, além de reduzir a violência tanto no ambiente escolar quanto no familiar. “O Proerd é um esforço colaborativo entre a Polícia Militar, escolas e famílias, com o intuito de preparar crianças e jovens para fazer escolhas seguras e responsáveis em suas vidas. O projeto também propõe estratégias adequadas para que se tornem bons cidadãos, resistindo à oferta de drogas e à violência”, afirmou.
As atividades programadas têm como meta fornecer informações por meio de ações práticas e orientações sobre como se comportar diante da oferta de drogas e outras formas de violência. As aulas são conduzidas por policiais militares com formação específica. “O material didático de apoio aborda conceitos de cidadania, técnicas para resistir à pressão dos colegas, consequências do uso de drogas, autocontrole para evitar a violência, maneiras de lidar com o estresse, promoção da autoestima, resistência ao bullying, entre outros temas que valorizam a vida”, destacou.
O comandante da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar (Deip), coronel Óttoni Cézar Castro Soares, enfatizou que a operação é um passo significativo para fortalecer o compromisso da Polícia Militar com a segurança no ambiente escolar, garantindo que todos possam estudar em um espaço de respeito e tranquilidade. “A segurança de nossos estudantes é uma prioridade. Queremos que nossas escolas sejam locais onde a educação seja a protagonista, não a violência, e o Proerd está comprometido em proporcionar momentos educativos e reflexivos, abordando os impactos do uso dessas substâncias e orientando sobre formas de prevenção e resistência à pressão social”, declarou o coronel Óttoni.
O Proerd da PMMT foi instituído em Mato Grosso no ano 2000 e, desde então, já contabiliza mais de cinco milhões de atendimentos e formou cerca de 400 mil crianças e adolescentes. Nesse mesmo dia, o Proerd também realiza uma série de palestras em outras instituições de ensino em Cuiabá e no interior do Estado.
Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo
O dia 20 de fevereiro é celebrado como o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A data tem como objetivo informar a população sobre os danos que o consumo de bebidas alcoólicas e drogas causa ao organismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso indevido de substâncias como álcool, cigarro e drogas é um problema de saúde pública de alcance internacional, afetando valores culturais, sociais, econômicos e políticos.