Fonte: piquini.com.br
Foto: Gabriel Araújo
O Prêmio Liga STEAM 2023 selecionou 50 projetos de Educação Infantil, 50 projetos de Ensino Fundamental e 50 projetos de Ensino Médio, totalizando 150 inciativas de 18 estados mais o Distrito Federal, que seguirão para a próxima fase da competição. Serão premiados projetos coordenados por professores da rede pública e desenvolvidos por seus alunos para resolver questões relevantes em suas comunidades. Os professores e professoras cujos projetos foram selecionados receberam e-mail com a confirmação da seleção e orientação para as próximas etapas do prêmio. Confira no nosso site a lista com todos os projetos selecionados.
Ao todo, 83 municípios brasileiros tiveram projetos selecionados, com destaque para Piracicaba (SP), com 19 iniciativas, Resende (RJ), com 12, Contagem (MG) e São Francisco do Sul (SC), com cinco iniciativas cada. Minas Gerais e São Paulo foram os estados com o maior número de projetos classificados (35 cada), seguidos por Rio de Janeiro (25), Rio Grande do Sul (12) e Pernambuco (11).
A próxima etapa do Prêmio Liga STEAM 2023 será a implementação dos projetos nas escolas, entre agosto e outubro. Em novembro, serão divulgados os finalistas nas três categorias e os vencedores serão conhecidos no início de dezembro. As escolas vencedoras do Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, e as do Ensino Médio serão premiadas com um laboratório de robótica. A escola vencedora de Educação Infantil (a partir de 4 anos) até o 2º ano do Ensino Fundamental receberá uma brinquedoteca. Para os segundos e terceiros lugares das três categorias, os prêmios são em dinheiro, a serem revertidos em equipamentos e benfeitorias para as escolas.
Promovido pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, o Prêmio Liga STEAM 2023 visa incentivar o desenvolvimento de projetos STEAM nas escolas brasileiras. Essa abordagem pedagógica é muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido e desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia.
Abrangência nacional
Segundo a presidente da Fundação ArcelorMittal, Tatiana Nolasco, o fato de que quase mil professores e professoras da rede pública brasileira tenham se inscrito no prêmio é uma amostra do desejo desses profissionais da educação em inovar para melhorar a qualidade do ensino no Brasil. “Os 150 projetos selecionados nas três categorias em 18 estados mais o Distrito Federal dão ao Prêmio Liga STEAM uma abrangência nacional”, comemora ela. “A abordagem STEAM, amplamente utilizada em várias partes do mundo, começa a atrair a atenção de um número crescente de educadores brasileiros.”
Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, daí o acrônimo STEAM.
SERVIÇO:
Prêmio Liga STEAM seleciona 150 projetos para a próxima fase da competição
Confira os selecionados: Prêmio Liga STEAM