Prefeitura de Várzea Grande integra debate nacional sobre desenvolvimento e sustentabilidade das cidades

Comitiva várzea-grandense está participando do evento ‘Cidades Inovadoras’, que está sendo realizado pela secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), no teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. O ‘Cidades Inovadoras’ tem como objetivo central proporcionar um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos e experiências, estimulando o diálogo e a criação de soluções que contribuam para o desenvolvimento e a sustentabilidade das cidades brasileiras.

Ao longo dos dois dias de evento, o ‘Cidades Inovadoras’ estará apresentando e compartilhando experiências exitosas em diversas regiões do País, com a proposta de abrir diálogo sobre práticas que podem tornar as cidades mais inteligentes e sustentáveis. Para isso, a programação conta com painéis sobre inovação e gestão, oficina abordando os caminhos para criação de planejamentos e rodadas de negócios com empresas que desenvolvem soluções nas áreas de mobilidade, saúde, gestão pública e outros. O evento foi aberto hoje (27) e segue até amanhã.

A comitiva de Várzea Grande representa a prefeitura municipal, com a maciça participação de secretários municipais, secretários adjuntos, assessores especiais, superintendentes e técnicos de diversas pastas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano Rosa, destaca a importância da participação da prefeitura de Várzea Grande no ‘Cidades Inovadoras’, evento realizado pelo governo do Estado. “Essa troca de experiência serve para nos conectar a novos empreendimentos que empregam tecnologia e inovação. Nossa indústria é a mais forte do Estado em frigoríficos, refrigerantes, ceramistas, colchões, pra citar alguns exemplos. Somos os mais fortes no comércio atacadista, de veículos e no transporte rodoviário e aéreo. Agora precisamos fortalecer nosso setor tecnológico com vistas à instalação do único Parque Tecnológico de Mato Grosso e que está sendo construído em Várzea Grande. A entrega desse complexo que será um divisor de águas na economia municipal, está prevista para o fim desse ano na região do Chapéu do Sol”, explicou Charles.

O titular da Pasta destacou ainda que há um ano, a criação dessa secretaria pelo prefeito Kalil tinha exatamente uma missão: “Fazer do setor público protagonista e propulsor desse ecossistema ao lado das academias, do setor privado e do terceiro setor”.

O EVENTO – Durante a abertura, o governo do Estado anunciou os detalhes da primeira edição do Prêmio Cidades Inovadoras, que busca reconhecer práticas inteligentes e sustentáveis desenvolvidas nos municípios de Mato Grosso. O evento segue até amanhã com painéis, palestras, oficinas e rodadas de negócios. Essa é a terceira vez que Cuiabá é sede do evento. O evento é realizado em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso.

O ‘Cidades Inovadoras’ traz uma variedade de atividades, incluindo rodadas de negócios, oficinas, painéis e palestras ministradas por especialistas renomados em diversas áreas. A programação aborda temas como transformação das cidades de Mato Grosso, acesso a recursos e incentivos para o desenvolvimento de cidades inteligentes, iniciativas de sustentabilidade e inovação, tecnologias e soluções para a gestão de Smart Cities, entre outros.

Além disso, o evento oferece um espaço para exposições de empresas e iniciativas que trabalham com tecnologia e promovem práticas e produtos sustentáveis e inteligentes. Haverá também apresentações culturais, networking e troca de ideias entre os participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *