Alessandra Marques
Foto: Davi Valle
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e DesenvolvimentoEconômico (SMATED), ministrou nesta quarta-feira (10) um curso sobre irrigação para produções rurais na Comunidade Mineira, no Distrito de Aguaçu. A palestra foi realizada por técnicos da Diretoria de Agricultura e Abastecimento, especializados na função da água no sistema solo-planta-atmosfera. A ação contou com a presença de cerca de vinte produtores de pequenas propriedades da região.
A iniciativa faz parte das diretrizes do Programa Agro da Gente, instituído na gestão Emanuel Pinheiro, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar da baixada cuiabana por meio de cursos e oficinas ministrados nas comunidades e assentamentos.
“Retornamos mais uma vez à comunidade Mineira, desta vez trazendo o curso de irrigação para produções rurais, que tem como objetivo instruir esses produtores de pequenas propriedades sobre como fazer o planejamento correto do esquema de irrigação, para poupar gastos e conseguir resultados satisfatórios mais rápido”, explicou a secretaria-adjunta de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cacíla Nassarden.
O objetivo foi capacitar tecnicamente os produtores para a criação e execução de projetos voltados à produção de hortaliças e frutas, visto que a comunidade Mineira tem como ênfase o cultivo de tubérculos como mandioca e batata, além de alimentos favoráveis ao solo e clima cuiabano, como banana, abacaxi, maracujá, caju, coco, mamão e manga.
“Essa é mais uma atividade da SMATED, com o objetivo de auxiliar os produtores de Mineira e dos assentamentos próximos a planejar seus sistemas de irrigação. Essa é uma continuação do projeto Irriga Cuiabá, que presta o direcionamento, instrumentação, alteração, instalação, custos e rentabilidade, tudo isso levando em consideração cada produtor rural e suas respectivas realidades”, ponderou Stuart Bueno, mestre em Recursos Hídricos.
A atividade foi elogiada pelos produtores. “Nossa, essa ação foi muito importante. Todo esse aparato que a Prefeitura de Cuiabá disponibilizou para nós, inclusive, agradeço demais. Sei que não é fácil, mas estamos muito satisfeitos. Realmente precisamos desse tipo de assistência. Ficamos realmente agradecidos e vamos usufruir de todo esse conhecimento apresentado no dia de hoje”, finalizou Jorge Gonçalves dos Santos, produtor rural.