A 2ª edição do ‘Viva o Feriado em Cuiabá’ começou na noite desta sexta-feira (11) entregando um belo presente para a capital mato-grossense: a revitalização do Museu do Rio Cuiabá (Hid Alfredo Scaff), que também passa a ser a nova sede da Secretaria Municipal de Turismo. O evento contou com a presença do vice-prefeito José Roberto Stopa, do secretário municipal de Governo, Luis Cláudio, secretário de Turismo, Zito Adrien, secretário de Cultura, Aluízio Leite, entre várias outras autoridades.
O médico Ivens Scaff, filho de Hid Alfredo Scaff, personalidade que dá o nome ao Museu, agradeceu a todos pela revitalização do local. “O Porto sempre foi diferenciado em muitos aspectos. O bairro precisa desse apoio que vocês estão dando. Gostaria de lembrá-los o porquê deste local ser batizado com o nome do meu pai. Ele, aos 12 anos, já navegava pelo Rio Cuiabá, por Corumbá, Cáceres, Bacia do Prata e Montevidéo. Meu pai tinha uma grande intimidade com o rio. Obrigado a todos”.
Para o secretário de Turismo, Zito Adrien foi uma vitória levar a sede da Secretaria para um local novo e de grande representatividade para o turismo em Cuiabá. “Esta obra, que hoje é a nova casa do turismo, ficou muito bonita. Tínhamos problemas sérias aqui, mas buscamos parcerias com as outras Secretarias e conseguimos revitalizar esse museu tão grandioso e tão importante para os cuiabanos. Importante falar também sobre esse evento Viva o Feriado em Cuiabá, que está na segunda edição. Na primeira, foi realizado em 13 pontos da cidade e desta vez vão acontecer em 20 locais espalhados por toda Cuiabá. Queremos manter o cuiabano aqui nesses dias de feriado por isso estamos oferecendo eventos com música, gastronomia, exposições e várias atrações para atrais a população”, disse Adrien.
Aluízio Leite, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer mostrou-se bastante entusiasmado com a revitalização do Museu do Rio e sua nova função. “O resgate desse espaço, trazendo a Secretaria de Turismo para cá foi um ‘gol de placa’! Cuiabá precisava disto, precisamos fazer este local virar um centro cultural. Contem com a Secretaria de Cultura para fazer grandes eventos neste espaço. Eu costumo dizer que é sempre possível construir uma Cuiabá ainda melhor e que este trabalho de transversalidade das diversas Secretarias é muito importante para termos sucesso nestas ações”, comentou Leite.
Durante sua fala, o vice-prefeito Stopa, que também é o titular da pasta de Obras Públicas, falou sobre o projeto de transformação da região da Orla do Porto. “Vamos entregar entre dezembro e janeiro uma transformação de primeiro mundo: a primeira parte da Feira do Porto, que será a primeira parte de um grande cartão postal. Após um ano vamos entregar a segunda etapa e também vamos requalificar do outro lado da rua, com praça de alimentação, dando aos comerciantes novas oportunidades de comércio. No ano que vem vamos recuperar toda a Orla do Porto, do início ao final, terminando com a entrega do Aquário Municipal para completar o conjunto de obras de transformação da região. Já entregamos a Orla do Porto 2, que ficou linda e agora estamos requalificando todo o Parque de Exposição para ser o maior centro de eventos da região Centro Oeste. Vamos entregá-lo em 2024. Tudo o que estamos fazendo nessa região é para criarmos um complexo que vai possibilitar que as pessoas façam o verdadeiro turismo, com qualidade com segurança, com iluminação de LED, para que possam realmente contemplar a nossa maior fonte de riqueza, que é o rio Cuiabá”, concluiu Stopa.