CAROLINA MIRANDA
Luiz Alves
Uma atmosfera amarela tomou conta da região central da capital, mais precisamente no bairro do Porto, marcando o início das comemorações do aniversário de 305 anos da cidade com a realização da 35ª Edição da Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá. O evento esportivo, organizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, reuniu milhares de participantes, tanto cuiabanos quanto corredores de outras regiões, reafirmando sua posição como uma das principais corridas de rua da cidade.
Idealizada pelo ex-prefeito de Cuiabá Dante de Oliveira, em seu primeiro mandato como prefeito, a Corrida Senhor Bom Jesus de Cuiabá nasceu grande e se tornou uma das mais importantes do Estado.
Incentivadores e praticantes do esporte demonstram e afirmam que para participar basta ter força de vontade. A primeira largada, 06h30 da manhã , foi voltada exclusivamente para os idosos e pessoas com deficiência.
O jornalista Jota Passarinho, 68 anos, marcou presença mais uma vez, demonstrando entusiasmo e incentivou outras pessoas a participarem. Outro exemplo de superação é do José Enio, 40 anos. Ele é cadeirante. “Não existe impedimento e sim uma vontade latente de manter uma qualidade de vida”.
O percurso de 10 km teve como ponto de chegada o Complexo Esportivo Dom Aquino, e ao longo do trajeto, a energia e o entusiasmo dos participantes era evidente. Este ano, os grandes vencedores das provas das modalidades feminina e masculina foram aclamados em uma disputa emocionante. Presente ao evento, o vice prefeito José Roberto Stopa reforçou a importância da Corrida Bom Jesus dentro da programação de aniversário de 305 anos.
“É uma corrida tradicional, incentivando o esporte, além de tudo, lembrando do grandioso Bom Jesus de Cuiabá. Na verdade, é uma corrida que se transformou em algo de tradição, uma corrida que marca o início das festividades, nesse caso os 305 anos na nossa capital, uma corrida que vem crescendo a cada ano, neste ano me parece que são mais de 3 mil participantes, e é a representação nítida de qualidade de vida, de saúde, da importância do esporte na vida das pessoas, da diversão obviamente, isso não é só esporte, é também uma grande festa, e obviamente todos participam, a maior parte participam e cada vez vai ser melhor, sem dúvida nenhuma”, declarou Stopa.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite expressou sua satisfação com o sucesso do evento, destacando a importância da corrida não apenas como uma competição esportiva, mas também como uma iniciativa que promove o engajamento da comunidade. Cerca de seis toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadados durante as inscrições.
“A corrida, assim como em anos anteriores, tem também o cunho social, que todos os alimentos arrecadados serão toados para as instituições carentes. Esse é o trabalho social que envolve uma corrida,50% dos alimentos vão para a Câmara Municipal e 50% dos alimentos vão para a Prefeitura Municipal de Cuiabá, para poder atender as demandas sociais e os projetos sociais que a Prefeitura encampa aqui na nossa cidade”, destacou Aluízio.
Ele agradeceu à Câmara de Cuiabá e ao vereador Chico 2000 pelo apoio crucial à realização do evento e enalteceu o trabalho dos servidores da Prefeitura, que tornaram possível mais uma edição memorável da corrida. Em pouco mais de uma hora, as três mil inscrições foram encerradas.
O presidente da Casa de Leis, Chico 2000, participou da corrida ressaltando a parceria em prol do esporte e da saúde dos moradores de Cuiabá. Ele afirmou que a Câmara não poderia deixar de estar presente na Bom Jesus, uma corrida tradicional na capital. “A Corrida Bom Jesus é uma corrida que tratamos com muito carinho, porque é uma corrida que comemoramos no aniversário de Cuiabá, tradicionalíssima, onde conseguimos reunir mais de 3 mil atletas”, destacou o presidente.
Foram premiados os cinco primeiros lugares de cada categoria com troféus e premiação em dinheiro. O campeão da modalidade André Ramos, 29 anos, atleta 277, fez o percurso em pouco menos de trinta minutos.
“A gente planeja as corridas que a gente quer correr bem. Fiz o treinamento aliado a uma boa estratégia e deu certo, eu consegui colocar aqui na corrida aquele que eu treinei. Agradecer a Deus pela virtude de correr novamente, de estar voltando aos treinos depois que eu sofri um acidente de moto. Mas deu tudo certo, sou muito grato a Deus por tudo. Meu treinador, minha equipe, os meus parceiros, os meus pequenos parceiros, eu sou muito grato a todos eles e eu fico feliz com essa vitória aqui. Muito obrigado”, declarou André.
Na categoria feminina, o primeiro lugar foi para Susane de Araújo Martins, de Ibiporã, no Paraná. Bicampeã, ela conta que é preciso foco e persistência.
“Primeiramente agradecer pela saúde e qualidade de vida que o esporte proporciona. Temos que ter constância nos treinos para conseguir almejar o pódio. Não importa o ritmo. É foco e persistência”, afirmou Susane.
Na categoria por faixa etária, mais uma vez, dona Maria do Carmo, 85 anos, fez bonito e mostrou que não tem idade para praticar esporte e preza pela boa saúde com muita disposição. “Participo da corrida Bom Jesus desde a primeira edição. E enquanto Deus assim me permitir estarei presente nesse evento, muito bem organizado e incentiva as pessoas à prática esportiva. No ano passado, fiquei em primeiro lugar na minha categoria. E esse ano acredito não foi diferente”, afirmou.
Assim, a 35ª Edição da Corrida Pedestre Senhor Bom Jesus de Cuiabá não apenas marcou o aniversário da cidade, mas também fortaleceu os laços da comunidade, promoveu o esporte e contribuiu para causas sociais, reafirmando o compromisso de Cuiabá com o bem-estar e a integração de seus cidadãos.
“Uma corrida de sucesso, e esse ano maior ainda, sucesso, por conta das inscrições que se encerraram em uma hora e dez minutos. Então isso demonstra a credibilidade, a força e a força da tradição da corrida Bom Jesus do Cuiabá”, finalizou o secretário Aluízio.