A Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) encabeçam um projeto para transferir as sedes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), de Cuiabá, para a região central da Capital.
O termo de transferência foi assinado no dia 13 de setembro pelos secretários Basílio Bezerra Guimarães dos Santos, da Seplag, e Alexandre Bustamante, da Sesp. As informações constam no Diário Oficial do Estado (DOE).
A ideia é de que a estrutura das delegacias seja realocada na Rua Joaquim Murtinho, em frente ao Ginásio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, no antigo prédio do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac). O espaço tem 9.618,75 m² e pertence ao governo do Estado.
Atualmente, a sede da DHPP fica localizada na Avenida Tenente Coronel Duarte, (Av, da Prainha), ao lado da Central de Regulação, do Sistema Único de Saúde (SUS), em um prédio alugado por um empresário, que não teve o nome revelado. Caso o planejamento tenha sucesso, o governo deixa de arcar com o custo de aluguel da atual sede da DHPP.
Já a Derf, de Cuiabá, fica localizada ao lado da Arena Pantanal, no bairro Verdão. A unidade, no entanto, fica no mesmo complexo que a Central de Flagrantes, local onde os detidos são levados. A estrutura, por sua vez, pertence ao governo do Estado.
“É uma possibilidade de termos um espaço mais amplo, que vai nos acomodar. Na atual sede da DHPP, não possui acessibilidade e não comporta algumas outras demandas que assumimos agora”, disse o titular da Delegacia de Homicídios, delegado Fausto Freitas. Caso o esboço saia do papel, o antigo prédio passará por uma reformulação para receber a nova estrutura. As obras, porém, não tem data para ter início.
LUIS VINICIUS
Gazeta Digital