Foto: Reprodução
Pré-candidatos à Prefeitura de Cuiabá têm se mobilizado, independentemente de bandeiras partidárias, na busca de apoio às famílias de trabalhadores e trabalhadoras do Shopping Popular, que ficou completamente destruído após um trágico incêndio na madrugada desta segunda-feira (15.07).
Logo nas primeiras horas do dia os deputados estaduais Lúdio Cabral (PT) e Eduardo Botelho (União) e o federal Abilio Brunini (PL) estiveram no Shopping Popular e, desde então, acompanham as agendas com o Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá na busca de soluções para a tragédia.
Linha de crédito emergencial
Lúdio Cabral já articula com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), o apoio do Governo Federal para os comerciantes e trabalhadores do Shopping Popular. O pré-candidato também propôs à Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco) a criação de uma linha de crédito emergencial, nos mesmos moldes dos empréstimos ofertados aos pequenos empresários atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul, para os mais de 600 comerciantes do Shopping Popular recomporem os estoques e renegociarem dívidas.
“Apresentei à Sudeco e ao ministro Carlos Fávaro, que já está em contato com o ministro do Empreendedorismo, da Micro e Pequena Empresa, Márcio França, a proposta de abrir crédito na mesma linha oferecida na emergência no Rio Grande do Sul. Lá, o crédito que os pequenos comerciantes receberam tiveram subvenção de 40%, ou seja, eles vão pagar apenas 60% do valor do financiamento, com dois anos de carência e 48 meses pra pagar, a juros negativos. É muito importante a parceria e a proximidade com o Governo Federal numa situação como a dessa tragédia”, disse Lúdio.
Lúdio propôs ao governo estadual que pague auxílio emergencial aos funcionários das lojas, que correm o risco de ficar sem salários. Ele sugeriu ainda a convocação da Assembleia Legislativa para sessões extraordinárias para definir e acompanhar medidas de apoio aos afetados. “De imediato, os comerciantes têm ser realocados. A proposta deles é reabrirem as lojas ali na região, no ginásio Dom Aquino, no estacionamento do ginásio ou do Shopping Popular. O Poder Público precisa agir para dar uma resposta rápida às milhares de famílias de empresários e funcionários impactadas pelo incêndio”, afirmou Lúdio.
Reconstrução do prédio
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, explicou que, após reunião com o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), duas medidas emergenciais já devem ser adotadas. Uma delas é a garantia da ajuda do governo para a reconstrução do prédio do Shopping Popular, assim como uma linha de crédito para que os comerciantes possam recuperar seus estoques e voltem a vender.
“A reunião criou dois caminhos. Um deles é a reinstalação, para que eles possam trabalhar imediatamente. Agora discutir como podemos ajudar, oferecendo tendas, e uma linha de crédito para repor os produtos, e a segunda fase é a reconstrução”, afirmou Botelho.
Espaço temporário
Já o deputado federal Abílio Brunini protocolou nesta segunda-feira (15) pedido para a Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso) ceder o espaço do Parque de Exposições de Cuiabá para abrigar, provisoriamente, as unidades de comércio do Shopping Popular. Pela proposta de Abilio, o espaço pode ser cedido a partir do dia 22 deste mês. Um dia antes, será encerrada a Expoagro (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso).
“É um pedido emergencial e torço para que seja acolhido. São muitos trabalhadores prejudicados e famílias sem sustento. O espaço da Acrimat é próximo à antiga sede do Shopping Popular, favorecendo comerciantes e os populares interessados nas compras”, destaca Abilio.