Um incidente de grandes proporções ocorreu na tarde de segunda-feira (7) no Porto da Terra Preta, em Manacapuru, Amazonas. A terra que sustentava uma parte do porto cedeu.
Porto
O local estava em obras, mas continuava funcionando como um ponto estratégico para o transporte de mercadorias e passageiros. A Defesa Civil confirmou o desaparecimento de uma criança, mas testemunhas relataram o soterramento de 200 pessoas.
O porto é movimentado, com atividades de carga e descarga de mercadorias, além de pontos de táxis e mototáxis. Após o acidente, foram avistados destroços de flutuantes, canos, casas e carros no rio. O Porto da Terra Preta abriga o Terminal Hidroviário e a Secretaria Municipal de Pesca (Sempa), conectando Manacapuru a outras localidades da região.
O desastre pode ser resultado do fenômeno conhecido na região como “terras caídas”, devido à pior vazante da história do Rio Solimões. A Prefeitura de Manacapuru lamentou o acidente e informou que equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU estão no local.
O DNIT também emitiu uma nota, esclarecendo que o Porto da Terra Preta não está sob sua responsabilidade, mas que técnicos estão avaliando os danos na instalação portuária IP4.
Foto: © Vereador Sassá
Informações: Wesley Lira – Repórter da TV Encontro das Águas