A plataforma suíça IQAir de monitoramento apontou a qualidade do ar em Cuiabá como “muito insalubre” nesta quinta-feira (19).
O Índice de Qualidade do Ar (AQI), marcado em 219 pela manhã, excedeu em 25 vezes o nível considerado satisfatório pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para partículas pequenas que podem ser inaladas e causar riscos respiratórios.
Poluição do Ar
A plataforma monitora os níveis de poluição em Cuiabá por meio de estações de monitoramento, e o pior ar foi registrado entre 8h e 9h, com um nível de 219 AQI, muito acima do adequado para o organismo humano.
O número AQI é calculado com base nos níveis de 5 poluentes: ozônio, material particulado, monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio. A plataforma também registra os níveis de micropartículas que podem estar associadas a problemas de saúde, com o nível de PM2,5 medindo a quantidade de partículas menores que 2,5 micrômetros presentes no ar.
O IQAir apontou que, na tarde de hoje, o número de partículas estava 25,1 vezes maior do que os valores recomendados pela OMS.
As recomendações incluem evitar exercícios físicos ao ar livre, utilizar máscaras faciais ao sair de casa, não abrir as janelas de casa e utilizar purificadores de ar.
Informações: Gazeta Digital
Foto: Luiz Leite