Gislaine Morais/VGN
Reprodução
Políticos se manifestaram em suas redes sociais na manhã deste domingo (12.05), para lamentar a morte precoce da deputada federal, Amália Barros, que estava internada há 11 dias, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
Amália foi submetida a uma cirurgia para remover um nódulo no pâncreas. Apesar de apresentar melhoras nos últimos dias, Amália teve uma piora significativa na noite de quinta-feira (09). Submetida a uma nova cirurgia no sábado (11), ela não resistiu.
O presidente da Assembleia Legislativa (AL/MT), Eduardo Botelho, exaltou a dedicação exemplar que Amália teve em representar os mato-grossenses na Câmara Federal. “Ficará marcada em nossa história. Expresso minhas sinceras condolências aos familiares e amigos em luto. Oro para que Deus console os corações de todos neste momento de profunda dor”.
A deputada Janaina Riva lamentou a morte da amiga e externou que Barros deixa um legado de superação, dedicação e comprometimento. Riva disse que a deputada será lembrada pela Lei Amália Barros, que classifica a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial.
“É muito difícil entender tudo que estamos vivendo hoje. É difícil entender como uma jovem de 39 anos nos deixa assim tão de repente, com tanto futuro pela frente. Só Deus. Continuaremos em oração, especialmente por sua mãe e seu marido, que neste dia das mães, perdem sua filha/esposa amada”.
Companheiro de partido, o senador Wellington Fagundes, também citou Amália como uma parlamentar exemplar. “Que Deus a em Sua infinita misericórdia e console o coração de toda a família nesse momento tão difícil. Meu amigo Thiago [esposo de Amália] e todos os familiares estou aqui para apoiá-los no que for necessário. Ainda sem acreditar. Que descanse em paz”.
Em sua página no X, antigo Twitter, o ex-presidente Jair Bolsonaro também lamentou a morte da deputada federal. “Com muita dor informo o passamento da nossa amiga e irmã Deputada Federal Amália Barros de Mato Grosso. Deus, em sua infinita bondade, a receba e conforte seus familiares e amigos”.
A ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, também se manifestou em sua página do Instagram. “Vou te amar para sempre minha amiga, você está nos braços do nosso pai”.
Filiada ao Partido Liberal (PL), a deputada federal por Mato Grosso foi eleita em 2022 com mais de 70 mil votos, representando aproximadamente 5% dos votos do estado. Na Câmara dos Deputados, ela integrou comissões importantes como a de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras.