Pilar para o acesso à cultura e à formação artística, projeto Cuiabá Sonoro inicia atividades

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Na tarde desta terça-feira (20), a sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer foi o palco da aula inaugural do projeto Cuiabá Sonoro para o ano de 2024. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, que visa promover a educação musical entre os cidadãos da capital mato-grossense. Desde 2020, esse projeto tem sido um pilar importante para o acesso à cultura e à formação artística na cidade.

Durante o evento, pais e alunos tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente os cursos oferecidos, cada um adaptado para diferentes instrumentos musicais, como violão, viola caipira, violoncelo, saxofone e flauta doce. Uma novidade para este ano é a realização das aulas de violão no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), localizado no coração do centro histórico da capital.

Entre os presentes, estava Maria Roberta, de 12 anos, acompanhada por sua mãe, Yara da Silva Souza Corpo. Maria demonstrou grande entusiasmo por iniciar suas aulas musicais, algo que sempre teve vontade de fazer. Para ela, é mais do que um hobby, é o início de uma jornada de aprendizado e crescimento.

A coordenadora do projeto e professora de Violoncelo, Karol Bataioli, explicou os procedimentos e o funcionamento das aulas, destacando a importância do comprometimento dos alunos. Com cerca de 160 vagas disponíveis para os diversos instrumentos, espera-se uma participação ativa e dedicada. “Já temos uma lista de espera, por isso, deixamos claro a necessidade de estar presente nas aulas. Três faltas consecutivas, e sem justificativa, o aluno será excluído do projeto. A intenção é que todos os inscritos participem, se envolvam com o projeto Cuiabá Sonoro, desenvolvido especialmente para a população cuiabana, desde os dez anos de idade até quando a pessoa se sentir à vontade por aprender a tocar um instrumento”, disse a coordenadora.

Aluízio Leite, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, fez questão de comparecer à aula inaugural para expressar seu agradecimento e parabenizar os alunos pelo interesse em aprender um instrumento musical. Ele enfatizou o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro em incentivar a cultura de forma gratuita para toda a população cuiabana.

“O projeto Cuiabá Sonoro oferece uma variedade de cursos gratuitos ministrados por professores qualificados, abrindo portas para o desenvolvimento artístico e cultural da comunidade. Com turmas divididas por períodos e tipos de instrumentos, a iniciativa busca tornar a música acessível a todos, contribuindo para a formação integral dos cidadãos de Cuiabá”, finalizou.

Atualmente, possui vários professores envolvidos na ministração dos cursos, todos com formação em música. Todos os cursos são gratuitos, sendo necessário apenas ter mais de 10 anos e muita vontade de aprender para se inscrever.

As turmas foram divididas por períodos e tipos de instrumentos. As aulas de violoncelo acontecerão às segundas e sextas-feiras, tanto no matutino (09 às 10h e 10 às 11h) quanto no período vespertino (das 13 às 14h, 14 às 15h e 15 às 16h).

Já para violão e viola caipira, os horários serão sempre às terças e quintas-feiras, sendo pela manhã, das 09 às 10h e 10 às 11h, e no período da tarde, das 14 às 15h e das 15 às 16h.

Para tocar instrumentos de sopro, haverá uma única turma pela manhã, das 8h às 10h, em três dias da semana, segunda, quarta e sexta-feira.

As aulas de flauta doce, flauta transversal e saxofone popular ocorrerão somente nas quintas-feiras, com horários tanto pela manhã (das 8h às 8h50, das 9h às 9h50, das 10h às 10h50) quanto no período da tarde (das 14 às 14h50 e das 15 às 15h50).

Os cursos serão realizados na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, situada à Rua Barão de Melgaço, nº 3.677, Centro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *